Projeto São Paulo City

A História do Hospital de Isolamento de São Paulo

A História do Hospital de Isolamento de São Paulo

Houve por todo país diversos hospitais de isolamento, aqui, em São Paulo, um hospital é ainda mais especial, passou de um local de isolamento para doenças graves, para o maior centro de infectologia da América Latina.

O que conhecemos como Hospital Emílio Ribas, no ano de 1880, era o Hospital de Isolamento de São Paulo, construído nos limites mais longínquos a oeste naquele momento, pensado e erguido com o intuito de isolar doentes com doenças como a Varíola e a Febre Amarela, que assolavam o país naquele momento.

Como ainda não se sabia ao certo como essas doenças eram transmitidas, os pacientes contaminados eram isolados, por isso, a necessidade de um Hospital de Isolamento. Até mesmo as enfermeiras não podiam deixar as dependências do hospital.

O local escolhido para a construção do Hospital de Isolamento foi a Estrada dos Pinheiros, a atual Avenida Dr. Arnaldo. O local era longe o suficiente do Centro e em um ponto onde até mesmo o vento não soprava na direção central, além disso, era relativamente próximo ao cemitério. O Hospital de Isolamento de São Paulo nasceu com o nome de Lazareto dos Varioliosos.

No ano de 1932 ele ganhou o nome de Hospital Emílio Ribas e logo depois de Instituto de Infectologia Emílio Ribas. Isso porque, sem sombra de dúvidas, Emílio Ribas foi uma pessoa fundamental não somente àquele local, mas a todo o estudo de Infectologia e também Sanitarismo.

Emílio Ribas atuou diretamente no combate das epidemias de varíola e também de febre amarela, e, como contam, chegando ao ponto de ele mesmo se contaminar para contribuir aos estudos de que a febre amarela é transmitida através da picada do mosquito aedes aegypti, e não do contato físico.

O Hospital de Isolamento certamente foi um local de extrema importância para a cidade de São Paulo, pois foi a maneira como encontraram de tratar os doentes de uma época em que pouco se sabia sobre contaminação e também sobre transmissão de doenças graves.

Além disso, as pesquisas e também aplicações de Emílio Ribas, possibilitaram o entendimento das reais causas dessas doenças, o que possibilitou tratamentos mais eficientes dos pacientes, e também iniciando o processo de combate a causa, o mosquito.

Os avanços trazidos para a cidade, para o Brasil e para o mundo na área da ciência médica e também sanitária são imensuráveis, e também precisamos considerar a mudança de perspectiva de vida e tratamento de pacientes contaminados, que após as descobertas, não tinham mais porque permanecer em isolamento.

Podemos dizer que, o Hospital de Isolamento de São Paulo, hoje, Instituto de Infectologia Emílio Ribas, através de seus paciente s e funcionários de todas as hierarquias, contribuíram para o desenvolvimento da medicina, do sanitarismo e da cidade de São Paulo.

Viu só, conhecer mais sobre as histórias da cidade de São Paulo é supreendente!

Serviço:
Endereço:  Avenida Doutor Arnaldo, 165 – Pacaembu
Telefone: 11 3896-1200
Site: http://www.emilioribas.sp.gov.br

 

Conheça mais curiosidades paulistanas aqui.
Compartilhe!
Sair da versão mobile