CULTURA

Altino Arantes, um dos prédios mais tradicionais de São Paulo repaginado e reaberto!

By Thais Brandão

February 01, 2024

Todo mundo que passa pelo centro de São Paulo, ou que já viu fotos, ou até mesmo quem só ouviu falar, muito provavelmente já ou ouvi algo sobre o edifício Altino Arantes, que na verdade é conhecido como Banespão, que agora está aberto de novo.

É isso mesmo, depois de um tempo fechado, o Edifício Altino Arantes ou Banespão, que agora é Farol Santader abriu as portas repleto de novidades, o prédio que é um marco histórico e cultural da cidade de São Paulo, está pronto para receber gente de todos os cantos novamente.

O terraço era um espaço super famoso, onde todos desejam ir para tirar fotos e também para apreciar a vista da cidade, este espaço não foi reaberto já que é um tanto perigoso ter muita gente por lá, além disso, o conceito do Farol Santander traz o olhar de todos para dentro e não para fora do prédio.

Para ainda assim quer um terraço, tem um novinho! O Farol Santader (Edifício Altino Arantes) distribuiu diversas utilizações para o prédio, espalhados pelos andares, tem café, terraço, espaço para contar a história do prédio e do banco, lugares tomados pelo patrimônio histórico, exposição de arte e até pista de skate.

No andar térreo estão as bilheterias e elevadores, além de uma primeira linha do tempo com a história do edifício. O segundo e terceiro andares são dedicados á memória, com acervo histórico e muitos recursos tecnológicos. Tem até uma experiencia de imersão no segundo andar, e no terceiro, a reprodução exata de uma antiga agência bancária.

No quarto andar, uma exposição de Vik Muniz, chamada Vista 360, que consiste em fotos da vista do mirante do prédio, produzida com diversos materiais, incluindo 20 toneladas de sucata produzidas pela obra do Farol Santander.

O quinto andar traz objetos e mobiliários preservados das antigas diretorias que passaram por ali, são móveis feito de maneira artesanal em madeiras nobres como o jacarandá, confeccionados pelo Liceu e Belas Artes e Ofícios, lindos e que já valem uma visita! Há também salas com fotos dos presidentes do banco.

Já no oitavo andar, está um espaço para debates, a Arena de Economia Criativa é um local para falarmos sobre economia criativa e empreendedorismo, que promove encontros e palestras quinzenais, sempre aos sábados e todo mundo pode participar.

A pista de skate fica no 21º e foi idealizada por ninguém menos que Bob Burnquist, uma das principais referências do esporte no Brasil e no mundo. Um circuito Street de mais de 300 metros quadrados, é cheia de obstáculos e rampas, e tem como pano de fundo, a vista da cidade de São Paulo.

Encontramos arte imersiva nacional e internacional no 22º e 23º andar, um super loft no 25º, que pode ser utilizado para eventos, com capacidade de até cinquenta pessoas, ou, para que até cinco pessoas se hospedem em um dos prédios mais tradicionais da cidade.

No 26º está o Suplicy Café e o novo mirante, com 160 metros de altura e uma das vistas mais famosas de São Paulo, são 70 lugares para quem quer desfrutar de um momento de apreciação da vista, tomando um bom café, com um paulistano nato.

Crédito: Mariana Proença/Café Editora

Gostou? Visite o Farol Santander, além de muitas atrações, aquele edifício tem muita história para contar.

Serviço: Endereço: Rua João Brícola, 24 – Centro Site: www.farolsantander.com.br

Conheça mais sobre a cultura paulistana aqui.