Feira Kantuta – foto via http://challenges.com.br

CULTURA

Feira Kantuta, um pedacinho da Bolívia em São Paulo

By Redação SP City

September 12, 2023

É possível encontrar a cultura e o sabor da Bolívia sem sair de São Paulo, numa feira onde sentimos que os estrangeiros somos nós, mesmo sem sair do centro de nossa cidade.

A feira da Kantuta acontece todos os domingos no bairro Pari, em São Paulo. São mais de 90 barracas que trazem a cultura e os sabores bolivianos para nós. Realmente nos sentimos os estrangeiros quando visitamos a feira, uma vez que a maior parte dos comerciantes e frequentadores não fala bem o português.

Vários artigos feitos da famosa Lã de Alpaca – Foto via aiquerico.wordpress.com

A comunidade boliviana em São Paulo é bastante grande, são cerca de 200 mil pessoas, e na feira da Kantuta encontramos centenas deles. As barracas são praticamente 100% de imigrantes, e há muita coisa artesanal, incluindo a comida.

Na gastronomia, destacamos as empanadas, que podem ser assadas ou fritas, a procura por elas é bastante alta, ao final do dia, elas se esgotam nas melhores barracas. Há uma grande variedade de comidas e bebidas típicas. A gastronomia da Bolívia encontrada nas ruas de São Paulo tem muita cor e muito sabor.

Foto: Dayana Souza

Também é possível encontrar alguns itens industrializados, como a cerveja Paceña, uma das mais comuns em seu país de origem e também o refrigerante Inca Kola, muito famoso e comum aos viajantes e moradores da Bolívia e no Peru.

Também encontramos pela feita Kantuta bastante artesanato, há bela peças em argila e madeira, com entalhes belíssimos. Itens de vestuário e bolsas também fazem bastante sucesso, e tudo é feito com materiais originários da Bolívia, incluindo a lã de lhama que é super quentinha, leve e macia.

Outra atração são os instrumentos musicais presentes na feita Kantuta, há diversos tipos de instrumentos de sopro, tão comuns na cultura boliviana. Há barracas que transmitem programas bolivianos na TV e juntam uma boa quantidade de gente para assistir. Há algumas que vendem CD´s, DVDs e outras publicações que vem diretamente da Bolívia.

Grande variedade de milhos que pode ser encontrada na Kantuta – Foto via aiquerico.wordpress.com
Batatas de vários tipos podem ser encontradas na feira Kantuta – Foto via aiquerico.wordpress.com

Na feira da Kantuta o idioma mais comum é o espanhol, mas todos conseguem se comunicar. Muitos bolivianos buscam vivenciar mais de sua cultura num espaço onde todos podem frequentar e aprender. Após as 14:00 é possível encontrar apresentações de dança e outras atividades culturais, as datas comemorativas da Bolívia são sempre homenageadas na feira Kantuta.

Foto Instagram / Reprodução

Uma curiosidade, a Kantuta é um tipo de flor andina, encontrada nas cores verde, vermelha e amarela, como a bandeira da Bolívia!

Serviço: Endereço: Rua Pedro Vicente, S/N – Canindé Domingos, a partir das 11:00