LUGARES SECRETOS

Já ouviu falar da casa bola em SP?

São Paulo é uma cidade de muita diversidade em muitos aspectos: cultura, gastronomia, esporte, população, entre outros. Quando o assunto é arquitetura, a perspectiva não é diferente.

A cidade de São Paulo já passou por muitas fases distintas, o que reflete na arquitetura do município. Há centros mais antigos, há novos cenários econômicos que possuem construções mais modernas, bairros residenciais e empresarias, etc. Portanto, não é difícil achar pela cidade algum lugar mais curioso e que desperte a atenção de quem passa pelo local.

Um dos mais famosos é a Casa Bola. Situada na Zona Oeste de São Paulo, a Casa Bola foi projetada pelo arquiteto Eduardo Longo na década de 1970 e hoje é considerado um dos casos mais emblemáticos e admirados na arquitetura brasileira.

casabola03 - Já ouviu falar da casa bola em SP?

A proposta de Eduardo Longo, quando o arquiteto começou a desenhar o projeto, era criar um espaço de luxo, mas compacto. Segundo ele, esse desenho era comum em apartamentos da classe alta de São Paulo na época. Outro intuito era construir habitações que ressaltassem a individualidade de cada pessoa – já que era muito comum na década de 1970 que pessoas mais jovens morarem sozinhas – e o dinamismo da capital paulista, que podia oferecer tudo o que o cidadão precisava – reduzindo assim, a necessidade de ter uma casa enorme.

casabola01 - Já ouviu falar da casa bola em SP?

A Casa Bola foi construída em cima de um imóvel existente do arquiteto, como se fosse uma casa anexa à principal. Com a ideia de construir módulos circulares para moradia regularmente, Eduardo se sentiu na necessidade de ter um protótipo real para conseguir mensurar com mais eficiência os detalhes da produção. O formato circular do projeto se mostrou muito eficaz e, especialmente, econômico, já que diminuiu o uso de materiais e conseguir aproveitar melhor o espaço.

casabola06 - Já ouviu falar da casa bola em SP?

A distribuição dos três ambientes que a Casa Bola possui era um problema no início. No entanto, com o uso de portas e janelas similares à de um submarino, foi possível otimizar ainda mais espaço. Já a circulação do ar tinha saída nos corredores e nos quartos. Ao todo, os três andares da moradia representavam 135 metros quadrados. O grande problema da construção foi o pé direito baixo, devido ao seu formato circular.

casabola02 - Já ouviu falar da casa bola em SP?

O arquiteto Eduardo Longo chegou a morar por anos com sua esposa e filhos na Casa Bola, eternizada no endereço Rua Amauri, 352, no bairro dos Pinheiros.
www.eduardolongo.com

Todas as fotos via

Compartilhe!
Miguel Garcia
the authorMiguel Garcia
Miguel Garcia é idealizador e coordenador de conteúdo do projeto. Publicitário, viajante, adora provar todos os tipos de comida, vinhos e cervejas e tem uma vontade imensa de fazer todos se orgulharem cada vez mais de viver em SP.

51 Comentários

Deixe uma resposta