São Paulo é uma cidade de muita diversidade em muitos aspectos: cultura, gastronomia, esporte, população, entre outros. Quando o assunto é arquitetura, a perspectiva não é diferente.
A cidade de São Paulo já passou por muitas fases distintas, o que reflete na arquitetura do município. Há centros mais antigos, há novos cenários econômicos que possuem construções mais modernas, bairros residenciais e empresarias, etc. Portanto, não é difícil achar pela cidade algum lugar mais curioso e que desperte a atenção de quem passa pelo local.
Um dos mais famosos é a Casa Bola. Situada na Zona Oeste de São Paulo, a Casa Bola foi projetada pelo arquiteto Eduardo Longo na década de 1970 e hoje é considerado um dos casos mais emblemáticos e admirados na arquitetura brasileira.
A proposta de Eduardo Longo, quando o arquiteto começou a desenhar o projeto, era criar um espaço de luxo, mas compacto. Segundo ele, esse desenho era comum em apartamentos da classe alta de São Paulo na época. Outro intuito era construir habitações que ressaltassem a individualidade de cada pessoa – já que era muito comum na década de 1970 que pessoas mais jovens morarem sozinhas – e o dinamismo da capital paulista, que podia oferecer tudo o que o cidadão precisava – reduzindo assim, a necessidade de ter uma casa enorme.
A Casa Bola foi construída em cima de um imóvel existente do arquiteto, como se fosse uma casa anexa à principal. Com a ideia de construir módulos circulares para moradia regularmente, Eduardo se sentiu na necessidade de ter um protótipo real para conseguir mensurar com mais eficiência os detalhes da produção. O formato circular do projeto se mostrou muito eficaz e, especialmente, econômico, já que diminuiu o uso de materiais e conseguir aproveitar melhor o espaço.
A distribuição dos três ambientes que a Casa Bola possui era um problema no início. No entanto, com o uso de portas e janelas similares à de um submarino, foi possível otimizar ainda mais espaço. Já a circulação do ar tinha saída nos corredores e nos quartos. Ao todo, os três andares da moradia representavam 135 metros quadrados. O grande problema da construção foi o pé direito baixo, devido ao seu formato circular.
O arquiteto Eduardo Longo chegou a morar por anos com sua esposa e filhos na Casa Bola, eternizada no endereço Rua Amauri, 352, no bairro dos Pinheiros.
www.eduardolongo.com
Todas as fotos via
Roney Aquino
Muito doida. Ainda vou morar em uma assim!!!! RSSs
Marcela Ferraro Schossland
preciso *-*
Nathalia Ferreira
Precisamos visitar !!!
Que tal Bruno Pigat Regiani, essa é mais perto!?
Gosto e quero!
Stephany Oliveira
Eu já viii, é incrível ela ??
Vou procurar, está tào perto de mim!
Estranho! Parece uma nave espacial, entre os prédios. ?
Lúcia Sanchez
Siiiimmmm, a casa bola!!kkkk
Não só ouvi falar, como estve dentro dela. A visita à Caa da Bola fazia parte do programa do curso de Projetos da FAU PUC Campinas, turma de 1982.
Divulgado em + Cultura ! 😉
Caio Maroso!
Sim… famosa!!! KKKK
Vou incluir no roteiro da próxima viagem didática da arquitetura!! haha
Sara Fael Vanbora Tur
Ouvi não
eu vi. queria ter ido visitar =/
Fernanda Mafra
Ana Lucia Majdalani lembras??
Claroooo que lembro Dany
Olhava todo dia pra ela…. kkkkkk
Quantas histórias essa casa sabe hein?? Kkk
Kkkkkkkkkkkkkk
Victoria
É demais né!? O único problema é que não está aberta a visitação! Li isso em algum lugar, uma pena :/
Poxa :/
Kerem Gregio veja….
Kerem Gregio veja….
Muitooo legal ???
Angela Ceginara Melo Aita
Marcella Nunes
Andrea Teixeira
Eeeeeeee! Minha paixãozinha. Foi muito legal poder visitá-la.
Lanna Amoroso olha que legal! Se vc fizer uma dessa no futuro juro que compro! Hahahaha adorei
São Paulinho sua linda!!! Cheia de lugares e paisagens e eventos lindos!!❤️
Nilo Dionello ?????
Hj ela fica praticamente encoberta … Nunca entrei mas já vi muito por fora …
Bruna Avando
Medo eterno da casa Bola kkkkkkk
Ja
Na verdade a entrada desta casa sempre foi na Rua Peruibe, do outro lado. Mas, a rua Amauri ficou famosa pelosrestaurantes, dai mudaram o endereço para o outro lado, pode, entrada da cada visualmente é pela Peruibe, tanto janelas, quanto a garagem! Sou vizinho da casa.
como é feita a visita dela? gratuita?
Na verdade, parece que não está mais aberta a visitação.
Meu pai desenhou uma casa assim faz anos.
Itaim Bibi.
Não Pinheiros.