CULTURA

Já pensou em meditar no topo do Edifício Copan?

By Miguel Garcia

December 24, 2023

Quem passa pelo centro de São Paulo, com certeza se encanta com as curvas do Copan, que é um ícone paulistano, mas poucos imaginam que lá no topo, em meio a todo o caos ocorre uma vez por mês a meditação em grupo.

Toda terceira sexta-feira do mês, dois monges deixam o Templo Busshinji, no bairro da Liberdade, em direção ao centro de São Paulo. A meditação começa cedo, às 7 da manhã, e não é aberta ao público, mas já contou com a presença de convidados.

O barulho das buzinas e o vento no topo do prédio de 32 andares são válidos para ter a experiência de relaxar a mente. A prática costuma ser encerrada com as oito badaladas do sino da Igreja Nossa Senhora da Consolação, na vizinha Praça Roosevelt.

A meditação do alto do prédio surgiu com o cineasta Bruno Mitih, 41, budista há quatro anos. “A primeira idéia foi levar a prática do templo para a rua, e o edifício Copan se apresenta como a montanha dos budistas zen da cidade.” O professor-monge Jisho Handa, 53, vê o Copan como representação de São Paulo. “No heliponto estamos num dos pontos mais altos do centro e a observamos num ângulo de 360. Assim, expandimos nossas energias.” O objetivo do grupo, diz Handa, é levar harmonia e compaixão ao maior número de pessoas. “Vivemos numa cidade cheia de desordem e injustiça. Queremos criar uma sintonia com toda a cidade e inconscientemente a cidade medita conosco.”

Os religiosos pedem a quem quiser se juntar a eles que antes visite o templo da Liberdade para treinar e combinar o programa, pois no topo do prédio cabem só dez pessoas.

O endereço do Templo Busshinji é Rua São Joaquim, 285, Liberdade; Tel. (11) 3208 -4515 – www.sotozen.org.br

Já para quem quer visitar o terraço, as visitas gratuitas e feitas em dois horários, às 10h30 e 15h30, de segunda a sexta. Chegar com 10 minutos de antecedência. Para grupos de até 10 pessoas, é necessário o agendamento por e-mail: sindico@copansp.com.br.

Todas as fotos via Varanda Filmes.