CULTURA

Muita cultura em um dos edifícios mais bem conservados de São Paulo

By Redação SP City

March 26, 2024

Um verdadeiro palacete, no que em tempos anteriores foi conhecido como a esquina musical de São Paulo, muito bem preservado e agora, recebendo shows e muita cultura.

Nossa história de hoje é sobre o Palacete Tereza Toledo Lara, ele fica num canto da cidade que é habitualmente chamada de centro velho, ou de centro histórico, justamente porque é onde o centro da metrópole nasceu, onde estão prédios cheios de beleza e história para contar.

O Palacete Tereza Toledo Lara foi inaugurado em 1910, seu projeto é do engenheiro alemão August Fried, que tem diversas outras belas obras espalhadas por São Paulo, uma delas, o antigo prédio do Colégio Porto Seguro.

O palacete pertencia ao Conde Antônio de Toledo Lara, idealizador deste monumento, ele nomeou seu palácio em homenagem à sua filha, Tereza, nome do edifício até hoje. Na época, ela tinha apenas 7 anos, e o Conde era também um dos proprietários da Companhia Antarctica Paulista.

É notável que uma forte inspiração europeia em todos os traços arquitetônicos, os ornamentos que vemos na fachada chamam a atenção de todos que passam na rua, em frente a eles. São máscaras, estátuas, pináculos e guirlandas belíssimas transbordando cultura pela região.

No interior, mais beleza, seja no piso hidráulico no elevador pantográfico e ou nos lindos vitrais coloridos. São três pavimentos, o andar térreo e dois superiores, além de um porão. Um detalhe muito interessante, na fachada, vemos gravado o nome do arquiteto que projetou o Palacete, um costume que era muito comum nos Estados Unidos e Europa, mas que após as primeiras décadas do século XX, caiu em desuso.

O palacete Tereza Toledo Lara, além de magnifico, está em uma das melhores áreas para fazer negócios da São Paulo de antigamente, por isso, logo começou a receber inquilinos. No andar térreo logo se instalaram diversos médicos, dentistas e advogados, até mesmo o famoso arquiteto Victor Dubugras tinha seu escritório no palacete.

Em meados da década de 1930, a sede da Rádio Record também foi para o palacete. Também nesta época, lojas de instrumentos musicais escolheram o prédio para abrir as portas, como a Bevilacqua, que posteriormente recebeu o nome de Amadeus, e a Editora Irmãos Vitale. Tudo isso junto, levou o local a ser conhecido como a esquina da música de São Paulo.

O Palacete Tereza Toledo Lara é tombado pelo patrimônio histórico de São Paulo e um dos prédios mais bem preservados da cidade, como se simplesmente adentrar e explorar a beleza arquitetônica não fosse um passeio único, cheio de cultura, belo e indescritível, tem muito mais.

A loja Amadeus, uma das principais de música da cidade, ainda está lá, no mesmo local desde muito, muito tempo. Além disso, a Casa de Francisca, uma das casas de show mais bem quista de São Paulo, inaugurou um espaço por lá também.

Assim, visitar o Palacete Tereza Toledo Lara tem agora muitos significados, muita cultura e história para contar sobre o passado da cidade, e possibilidades de cada um de nós construir um pedacinho das nossas por lá!

Serviço: Rua Quintino Bocaiuva, 22

Conheça nossa sessão dos Lugares Secretos de São Paulo e fuja dos lugares comuns.