CULTURACURIOSIDADES

O surgimento do Itaim Bibi, em São Paulo

O Itaim Bibi é um bairro bastante famoso da cidade de São Paulo, desses que, até quem vem de fora já ouviu falar alguma coisa, seja por suas famosas avenidas, pelos deliciosos restaurantes, ou, por uma rua conhecida por ser um centro de compras das sacoleiras chiques. E você, sabe como esse bairro nasceu?

itaim bibi sp - O surgimento do Itaim Bibi, em São Paulo

A família Couto de Magalhães está intimamente ligada a história deste bairro, podemos dizer que a história da família e do bairro se misturam, construindo uma narrativa única, isso porque, um político ainda da época do Império, general José Vieira Couto Magalhães adquiriu toda a área onde hoje é bairro, em meados do século XIX.

pinteres faria lima 1970 - O surgimento do Itaim Bibi, em São Paulo
Avenida Faria Lima 1970

A área era conhecida naquele tempo como Chácara Ithahy, que em tupi significa pedra pequena, acredita-se que este nome venha do fato de haver muitas pedras pequenas nos rios e córregos da região, como o Traição, o Iguatemi, o Uberabinha, o Sapateiro, e é claro, o Pinheiros.

museu da pessoa O general brigadeiro Jose Vieira Couto de Magalhães  - O surgimento do Itaim Bibi, em São Paulo
General Brigadeiro José Vieira Couto de Magalhães

O general nunca se casou, mas, teve um filho, seu herdeiro foi José Couto de Magalhães, e recebeu as terras em 1898. Ele as vendeu ao seu tio, Leopoldo Couto de Magalhães em 1907, Leopoldo mudou-se para lá, foi viver naquele bairro, até então longínquo da cidade.

pinterest enchente na rua iguatemi 1929 - O surgimento do Itaim Bibi, em São Paulo
Enchente na Rua Iguatemi, 1929

Era um tempo em que a região onde hoje é o Itaim Bibi não era valorizada, era demasiado distante do centro, além do que, o local era uma várzea, que vivia alagando, dado a proximidade com diversos córregos.

pinterest itaim 1950 - O surgimento do Itaim Bibi, em São Paulo
Itaim Bibi 1950

Leopoldo Couto de Magalhães era médico, um de seus filhos, desde pequeno foi chamado de Bibi, começando pelas escravas da família, nota-se ser uma referência a palavra bebê, quando ele cresceu, tornou-se o Seu Bibi, e daí conseguimos explicar o nome do bairro, Itaim que vem palavra tupi Itahy, e Bibi, a maneira como o dono daquelas terras era conhecido.

pinterest 2 - O surgimento do Itaim Bibi, em São Paulo

O Seu Bibi, foi Leopoldo Couto de Magalhães Junior, e seu filho, Arnaldo Couto de Magalhães é que foi responsável pelo loteamento de sua grande chácara. Foram feitos sítios de um hectare cada, e vendidos as famílias italianas, em geral, vindas do Bela Vista.

uol feira livre 1984 - O surgimento do Itaim Bibi, em São Paulo
Feira Livre no Itaim Bibi em 1984

Dos anos de 1920 a 1950, as propriedades foram vendidas e revendidas, a ocupação até bem próximo o Rio Pinheiros possibilitava a atividade de barqueiros, portos de areia, oleiros e outras atividades.

estadão - O surgimento do Itaim Bibi, em São Paulo

Há diversas avenidas muito famosas por todos os cantos, que ficam no Itaim Bibi, como a Juscelino Kubitschek, e a Faria Lima, mas, para além dessas, há uma rua muito famosa, a Rua João Cachoeira, o nome, é uma homenagem a um escravo que viveu por ali, e o local é um super centro de compras.

guia da semana 4 - O surgimento do Itaim Bibi, em São Paulo

A Rua João Cachoeira tem calçadas largas e muitas lojas, é um local dedicado ao consumo, visitado pelo que se denomina sacoleiras de luxo, ou sacoleiras chiques, que compram roupas para suas boutiques no Brasil todo. Apesar de ter preços um pouco mais altos do que outras regiões de consumo, como o Brás, ou a 25 de Março, na João Cachoeira é possível encontrar lojas excelentes, incluindo grandes marcas, a preços bastante acessíveis.

viva real - O surgimento do Itaim Bibi, em São Paulo

Então, você que vem de fora conhecer São Paulo, aproveite também o Itaim Bibi, e, para quem é daqui, sigamos aproveitando tudo que a cidade e o bairro te de melhor, sempre!

Confira também nosso artigo sobre um passeio pelo Itaim e Vila Olimpia.
Compartilhe!
Redação SP City
Um projeto que tem a cara de São Paulo :)

Deixe uma resposta