O Itaim Bibi é um bairro bastante famoso da cidade de São Paulo, desses que, até quem vem de fora já ouviu falar alguma coisa, seja por suas famosas avenidas, pelos deliciosos restaurantes, ou, por uma rua conhecida por ser um centro de compras das sacoleiras chiques. E você, sabe como esse bairro nasceu?

CULTURA

O surgimento do Itaim Bibi, em São Paulo

By Redação SP City

March 03, 2024

O Itaim Bibi é um bairro bastante famoso da cidade de São Paulo, desses que, até quem vem de fora já ouviu falar alguma coisa, seja por suas famosas avenidas, pelos deliciosos restaurantes, ou, por uma rua conhecida por ser um centro de compras das sacoleiras chiques. E você, sabe como esse bairro nasceu?

A família Couto de Magalhães está intimamente ligada a história deste bairro, podemos dizer que a história da família e do bairro se misturam, construindo uma narrativa única, isso porque, um político ainda da época do Império, general José Vieira Couto Magalhães adquiriu toda a área onde hoje é bairro, em meados do século XIX.

Avenida Faria Lima 1970

A área era conhecida naquele tempo como Chácara Ithahy, que em tupi significa pedra pequena, acredita-se que este nome venha do fato de haver muitas pedras pequenas nos rios e córregos da região, como o Traição, o Iguatemi, o Uberabinha, o Sapateiro, e é claro, o Pinheiros.

General Brigadeiro José Vieira Couto de Magalhães

O general nunca se casou, mas, teve um filho, seu herdeiro foi José Couto de Magalhães, e recebeu as terras em 1898. Ele as vendeu ao seu tio, Leopoldo Couto de Magalhães em 1907, Leopoldo mudou-se para lá, foi viver naquele bairro, até então longínquo da cidade.

Enchente na Rua Iguatemi, 1929

Era um tempo em que a região onde hoje é o Itaim Bibi não era valorizada, era demasiado distante do centro, além do que, o local era uma várzea, que vivia alagando, dado a proximidade com diversos córregos.

Itaim Bibi 1950

Leopoldo Couto de Magalhães era médico, um de seus filhos, desde pequeno foi chamado de Bibi, começando pelas escravas da família, nota-se ser uma referência a palavra bebê, quando ele cresceu, tornou-se o Seu Bibi, e daí conseguimos explicar o nome do bairro, Itaim que vem palavra tupi Itahy, e Bibi, a maneira como o dono daquelas terras era conhecido.

O Seu Bibi, foi Leopoldo Couto de Magalhães Junior, e seu filho, Arnaldo Couto de Magalhães é que foi responsável pelo loteamento de sua grande chácara. Foram feitos sítios de um hectare cada, e vendidos as famílias italianas, em geral, vindas do Bela Vista.

Feira Livre no Itaim Bibi em 1984

Dos anos de 1920 a 1950, as propriedades foram vendidas e revendidas, a ocupação até bem próximo o Rio Pinheiros possibilitava a atividade de barqueiros, portos de areia, oleiros e outras atividades.

Há diversas avenidas muito famosas por todos os cantos, que ficam no Itaim Bibi, como a Juscelino Kubitschek, e a Faria Lima, mas, para além dessas, há uma rua muito famosa, a Rua João Cachoeira, o nome, é uma homenagem a um escravo que viveu por ali, e o local é um super centro de compras.

A Rua João Cachoeira tem calçadas largas e muitas lojas, é um local dedicado ao consumo, visitado pelo que se denomina sacoleiras de luxo, ou sacoleiras chiques, que compram roupas para suas boutiques no Brasil todo. Apesar de ter preços um pouco mais altos do que outras regiões de consumo, como o Brás, ou a 25 de Março, na João Cachoeira é possível encontrar lojas excelentes, incluindo grandes marcas, a preços bastante acessíveis.

Então, você que vem de fora conhecer São Paulo, aproveite também o Itaim Bibi, e, para quem é daqui, sigamos aproveitando tudo que a cidade e o bairro te de melhor, sempre!

Confira também nosso artigo sobre um passeio pelo Itaim e Vila Olimpia.