CURIOSIDADES

Os primeiros cafés cheios de charme de São Paulo!

By Redação SP City

February 25, 2024

O café não é somente uma bebida, é parte fundamental da cultura de São Paulo, seja pelo grão que transformou plenamente o desenvolvimento da cidade e do estado, seja pela bebida tão apreciada por aqui, ou, pelos belos cafés e espaços de convivência, onde todos se encontram para tomar um cafezinho.

Pela cidade há cafés para todos os gostos, e estamos falando das casas e dos sabores. Apreciadores de todos os tipos de grãos, torras, maneiras de fazer, e tudo mais que se possa pensar quando o assunto é café, encontram o seu favorito em uma das cafeterias.

Rua do Rosário (atual 15 de Novembro), esquina de Rua da Quitanda, em 1890

As cafeterias, ou, como dizemos por aqui, os cafés, são muitos, tem para todos os gostos e bolsos, e podemos dizer que já há muito tempo, a cidade de São Paulo tem forte ligação e muita tradição em seus cafés, espalhados aos quatro cantos.

Não se pode precisar com exatidão, mas parar em um ponto para tomar um café conversar é coisa antiga por aqui, histórias falam sobre o café da Maria Punga, que tinha por nome real Maria Emília Vieira, uma senhora mulata, que levava um adereço enrolada a cabeça, brincos de argolas de ouro e sempre, um galho de arruda na orelha.

Seu café ficava na atual Rua Anchieta, era servido em xícaras grandes e brancas, e custava 40 contos de réis, o processo de torra e moagem era todo feito por ela mesma, e só se servia de três em três cafezinhos, era preciso aguardar chegar mais gente, quando se estava sozinho.

Certamente um dos maiores símbolos dentre os primeiros cafés da cidade de São Paulo, é o Café Brandão, inaugurado em setembro de 1896, por Souza Brandão, o café ficava na esquina das Ruas São João e São Bento.

Era ponto de referência na cidade, recebia muita gente importante, bem-conceituada para sua época, jornalistas, políticos, empresários, músicos e poetas se reuniam por lá. O dono do estabelecimento comprou uma receita de pão da Áustria, pães que eram servidos e garantia de sucesso no Café Brandão, eram tão famosos que ficaram conhecidos como brandõezinhos.

Souza Brandão vendeu seu café em 1912, para Augusto Carlos Baumann, que mudou o nome do estabelecimento para Café Baumann, em vão, já que o café foi eternizado, e sempre chamado de Café Brandão.

1915 Café Andes

Mesmo tendo Souza Brandão tendo um novo café, em 1915 ele comprou o Café Caruso, e mudou seu nome para Café Andes, sem sucesso e depois para Café Brandão, o primeiro e original Café Brandão nunca foi chamado de outra maneira.

O Café Java também foi muito famoso a seu tempo, inaugurado em 1882 na Rua São Bento, era o clube dos estudantes de seu tempo, questões acadêmicas, como política, eram amplamente debatidas, faziam poesia.

1910 Café Girondino

Mais um dos cafés históricos de São Paulo, o Café Girondino foi inaugurado em 1875, na esquina da Rua XV de novembro com a Praça Sé. Em 1907 passou por uma ampla reforma e passou a ter três pavimentos, e um pouco depois, chegou a seis pavimentos.

Atualmente, existe em São Paulo um novo Café Girondino, não é o mesmo de 1875, este de agora, foi inaugurado em 1998 e fica no Largo São Bento, é um lugar delicioso de se conhecer, com muita tradição e aquele café delicioso.

Serviço: Endereço: Rua Boa Vista, 365 Telefone: 11 3229-4574 Site: www.facebook.com/CafeGirondino