CULTURACURIOSIDADESDICAS

Planeta Inseto, o Zoológico dos Insetos em São Paulo

Você já se imaginou indo visitar o único Zoológico de insetos do Brasil? Ele existe, fica na Vila Mariana em São Paulo, é autorizado pelo IBAMA e também pela Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo, e acredite, é surpreendente!

joaninha - Planeta Inseto, o Zoológico dos Insetos em São Paulo
Planeta Inseto: Foto Divulgação

Planeta Inseto é uma exposição interativa e lúdica sobre a importância destes pequenos seres para a vida humana, e fica no Museu do Instituto Biológico. Visitar a mostra garante aprendizado sobre como os insetos são importantes na sustentabilidade ambiental, na produção dos alimentos e até mesmo na saúde pública.

Já pensou em ver de perto uma colmeia em atividade, ou lagartas tecendo fios de seda, ou a reciclagem de matéria orgânica feita pelos cupins? Tudo isso e muito mais estão na mostra, e é claro, isso sem falar da corrida de baratas, que acontece dentro de um baratódromo.

12356382 - Planeta Inseto, o Zoológico dos Insetos em São Paulo
Baratódromo: Foto Divulgação

Os insetos são a metade dos seres vivos existentes na Terra, isso mesmo, essas criaturinhas que as vezes pensamos ser incômodas, ou até mesmo insignificantes, representam metade da população terráquea, e somente as formigas são responsáveis por 15% do peso da biomassa de nosso planeta! Tudo isso torna a visita ao Museu do Instituto Biológico, com seu Zoológico de Insetos ainda mais atrativa.

Podemos dizer que você verá um mundo dentro de outro mundo na exposição Planeta Inseto, e compreenderá mais e melhor a relevância destes pequenos organismos e também o universo particular de cada um deles.

museu do instituto biologico - Planeta Inseto, o Zoológico dos Insetos em São Paulo
Museu do Instituto Biológico: Foto Divulgação

A exposição é interativa e dinâmica, tem diversos recursos lúdicos e muito atraentes para o aprendizado, como painéis interativos, mídia digital, microscópios, jogos e muitas curiosidades.

Não se assuste, na maior parte da exposição, os insetos estão vivos, e é possível até mesmo tocar em muitos deles, são diversas espécies, incluindo algumas bastantes diferentes do convencional, como a barata de Madagascar, um dos exemplares gigantes e também um besouro que é considerado o maior em volume no planeta, chegando a pesar quase 70 gramas.

foto galeria materia 620 kc - Planeta Inseto, o Zoológico dos Insetos em São Paulo
Planeta Inseto: Foto Divulgação

Conhecer o Museu do Instituto Biológico é um mergulho divertido e único em uma verdadeira aula de ciências, muito interessante para crianças e adultos!

Serviço
Exposição Planeta Inseto
Onde: Museu do Instituto Biológico
Endereço: Av. Dr. Dante Pazzanese, 64 – Vila Mariana, São Paulo/SP
(próximo estação Ana Rosa do metro)
Quando: De terça a domingo, das 9h às 16h
Telefone: (11) 2613-9500 ou 2613-9400
www.planetainseto.com.br

Compartilhe!
Redação SP City
Um projeto que tem a cara de São Paulo :)

Deixe uma resposta