Seu Matusa, fundador e inventor dos sabores diferentes | Foto: Leticia Moreira, Folhapress

DICAS

Santa Coxinha: 60 variedades pra matar a fome e a vontade de comer

By Julianne Bisognini

January 05, 2024

Um lugar que vende mais de 60 variedades de coxinha, localizado em frente a uma pracinha e ao lado de uma igreja, dá pra se pensar que é coisa do interior.

Mas para nossa sorte, o Santa Coxinha fica em São Paulo, a 800 metros da estação Vila Prudente do metrô, na zona leste.

A casa foi aberta em 1982 pelo paulistano Fernando Scarcella Miranda – o Matusa – que usa a variedade no cardápio para agradar seus clientes e honrar o nome da sua loja, carinhosamente batizada de “Santa Coxinha – A Melhor Coxinha de São Paulo”.

Coxinha tradicional de frango com catupiry | Foto: divulgação

No cardápio você encontra da tradicional coxinha de frango com catupiry até as mais diferentes, como as de strogonoff de frango, peperoni com cream cheese, costela no bafo e as inesperadas (mas por que não?) coxinhas doces, estrelando entre elas as de chocolate, beijinho e doce de leite.

Coxinha de peperoni com cream cheese | Foto: divulgação
Coxinha de doce de leite | Foto: @martinezlilla

Todas as coxinhas são feitas por eles mesmos e podem ter massa de batata, mandioca ou até não ter massa (!?), sendo feitas apenas com catupiry e um recheio, como é o caso da coxinha de camarão.

Coxinha de “massa” de catupiry com recheio de camarão | Foto: @alcioneetopal

E não são só as coxinhas que são diferentes, pois a casa tem uma variedade de bebidas e refrigerantes que fogem do comum, contando inclusive com a ilustre visita do refrigerante Guaraná Jesus.

Variedade de refrigerantes | Foto: Divulgação

Tem algo mais além das variedades de coxinha?

Você quer mais, então vamos lá. Supondo que você não goste de coxinha, ou tenha caído nesse lugar de pára-quedas, ou ainda tenha ido enganado arrastado até lá, fique tranquilo, pois eles também oferecem refeições, diversos outros salgados, lanches e a última novidade anunciada são as fritas xadrez acompanhadas de cheddar, mostarda, maionese e ketchup.

Fritas xadrez | Foto: Divulgação

O lugar é bem descontraído, dá para ir a dois, com os amigos ou com a família. E no piso superior da loja é possível fazer reservas para grupos, ideal para happy hours, confraternizações e outras reuniões que não dispensam uma boa comida.

Salão Superior | Foto: Divulgação

E na hora de pagar é impossível não ficar vidrado nos brinquedos e objetos antigos que o seu Matusa coleciona e faz questão de deixar exposto atrás do balcão.

Objetos antigos do seu Matusa | Foto: Leticia Moreira, Folhapress

Mas é preciso ir sem pressa, pois o atendimento leva em torno de 20 minutos até você ser servido. E sim, eles sabem disso e tentam fazer o máximo para melhorar, mas para evitar qualquer problema, já deixam o recado: “a pressa é inimiga da refeição”.

E quem já foi garante: vale a pena!

SERVIÇO Santa Coxinha Pça. República Lituana, 73 – Vila Zelina (estacionamento no local) 2ª a Sáb, das 10h às 22h30 (11) 2345-4249/ 2347-3229 www.santacoxinha.com.br

Imagem de destaque do post: Seu Matusa, fundador e inventor dos sabores inusitados da Santa Coxinha | Foto: Leticia Moreira, Folhapress