CULTURACURIOSIDADES

São Paulo cantada. Músicas que falam da nossa cidade!

O charme inebriante de São Paulo é uma coisa que só os poetas se atrevem a tentar explicar.

Foi assim com Caetano em 1965, quando cruzou a Ipiranga com a Avenida São João e imortalizou a esquina com a música Sampa. Provavelmente seja a primeira música que venha a cabeça quando se fala em São Paulo, mas muitas outras homenageiam a “terra da garoa”.

Ainda no mesmo endereço, não há como não lembrar da “cena de sangue num bar na Avenida São João” da música “Ronda” de Paulo Vanzolini, que tem sua versão mais famosa na voz de Marcia, gravada em 1977.

trem das onze 1 1 500x333 - São Paulo cantada. Músicas que falam da nossa cidade!
Trem das Onze – Foto via Blog Area 53

Adoniran Barbosa é um dos compositores que mais cantou à São Paulo, uma de suas mais famosas canções, falava do “trem das onze”, que realmente existiu e foi extinto em 1965. Funcionava desde 1894 e tinha sido construído para levar dutos de água da Serra da Cantareira para o Centro de São Paulo. No início do século os paulistanos passaram a usar a linha, mas ela teve de ser desativada, já que não havia sido construída para o transporte de passageiros.

racionais mcs 500x244 - São Paulo cantada. Músicas que falam da nossa cidade!
Racionais MC’s

Longe da São Paulo do passado, os poetas atuais tentam entendem a cidade das contradições. E no quesito “problemas sociais” ninguém melhor que os rappers para traduzir a atmosfera da periferia e a desigualdade que impera na cidade.
O Rap chegou ao Brasil no final dos anos 80. Rappers e dançarinos de break se reuniam na estação São Bento e posteriormente passaram à Praça Roosevelt. Ali nascia o movimento hip hop, que até hoje é a voz das comunidades.
Mano Brown cantava que a “comunidade Zona Sul é dignidade”. Em suas letras fortes, conhecemos uma São Paulo mais fria e dura, que guarda em muitos de seus bairros, tristes realidades.

Há quem prefira ver São Paulo de forma romântica, com sua linda e antiga arquitetura, sua vasta diversidade de culturas e seus lugares maravilhosos.

mais amor por favor 500x334 - São Paulo cantada. Músicas que falam da nossa cidade!
Há quem não consiga fechar os olhos para suas desigualdades e cante junto a Criolo, dizendo que “não existe amor em SP”. Mas a verdade é que mesmo com todos os seus problemas, São Paulo ainda é tema para vários compositores, de diferentes ritmos, que ao longo dos anos, tentaram e ainda tentam traduzir a aura paulistana, mesmo sendo quase impossível fazê-la, porque a cidade é aquilo que ela significa para cada um, e nesse caso temos quase 12.000.000 de diferentes pontos de vista.

Milhões de diferentes impressões a respeito de um só lugar. Que só concordam em dizer que, realmente, São Paulo é extremamente inspiradora!

Compartilhe!
Raquel Mendes
the authorRaquel Mendes
Apaixonada por artes, arquitetura, antiguidades e pessoas. Vê São Paulo como um ninho que mistura tudo isso com uma cultura totalmente diversificada e rica. Estudante de design, aprecia boas imagens, boas conversas e ama ouvir todos os tipos de histórias. Acredita na evolução do ser humano. Sabe que grandes mudanças nascem da união de pessoas que compartilham de uma mesma vontade. Tem vontade de ver essa cidade se tornar um lugar bom pra se viver para “todos”.

15 Comentários

Deixe uma resposta