RAPIDINHAS

“Se Deus Vier que Venha Armado”, primeiro longa-metragem dirigido por Luis Dantas, estreia dia 12 de novembro

By Miguel Garcia

November 03, 2015

Protagonizado por Vinícius de Oliveira (“Central do Brasil”), o filme se passa em meio a uma onda de ataques do PCC em São Paulo, acompanhando por 72 horas um presidiário, que está em saída temporária e tem uma missão a cumprir com o crime, e um soldado novato, escalado para a patrulha de um sargento “linha dura”

Revelação do cinema atual, Ariclenes Barroso interpreta Palito, jovem manco da periferia que quer dançar hip hop, movimento que está presente na trilha sonora e elenco do filme, com participação de músicos como Hugo Brek e Sandrão RZO.

Professor doutor da ECA-USP, Luis Dantas fez mestrado na Columbia University (EUA), sendo orientado por Milos Forman (“Um Estanho no Ninho” e “O Povo Contra Larry Flint”)

Da ideia do roteiro ao lançamento,“Se Deus Vier que Venha Armado” percorreu uma trajetória de oito anos e três editais. Primeiro longa-metragem do diretor paulistano Luis Dantas, ele chega às telas dos cinemas brasileiros no dia 12 de novembro de 2015. Confira o trailer:

O filme é protagonizado por Vinicius de Oliveira, revelado em “Central do Brasil” (1998), de Walter Salles, e atualmente na TV com a série “Santo Forte”, exibida pelo canal a cabo AXN. Ele vive Damião, um presidiário de 23 anos, que ganha o benefício da saída temporária da cadeia por conta do Dia das Mães. Ele tem 72 horas de liberdade e vai visitar o irmão, Josué (Clayton Mariano) – um mecânico evangélico, que está prestes a se casar –, mas também tem uma missão a cumprir para o crime organizado.

Ao mesmo tempo em que conhecemos Damião, somos apresentados a Jéferson (Leonardo Santiago), um soldado recém-chegado ao batalhão. Criado pela avó e sambista nas horas vagas, ele é escalado para a patrulha do sargento ‘linha dura’ Mauro (Giulio Lopes) pela periferia de São Paulo. Um “azar militar”, segundo os companheiros de farda.

Como pano de fundo da história, está a cidade de São Paulo, aterrorizada por uma onda de ataques da facção criminosa PCC (Primeiro Comando da Capital), em 2012.

Damião vai ao encontro daquele que lhe passará sua tarefa: fazer uma entrega no litoral. Logo depois, se depara com um amigo de infância, o carismático Palito, que, apesar de suadeficiência física – é manco –, ele ensinou a ser goleiro, e que agora está aprendendo a dançar hip hop.

Palito é interpretado por Ariclenes Barroso, uma das maiores revelações do cinema atual. No campinho de futebol, ele e Damião colocam a conversa em dia até que Palito o convida para conhecer sua turma do hip hop, que é coordenada por Cleo (Sara Antunes). Um triângulo amoroso está formado.

Em ronda pela comunidade, a viatura do sargento Mauro é atacada e ele quer vingança. Uminocente é morto pela polícia e mais vingança está a caminho. Damião, Palito e Cleo vão para a praia, mas a viagem, regada a bebidas e drogas, não vai acabar bem.

“Se Deus Vier que Venha Armado” foi dirigido, produzido e tem roteiro de Luis Dantas, escrito em parceria com a jornalista Beatriz Carolina Gonçalves.

Página oficial do filme.

Todas as fotos: Divulgação