RAPIDINHAS

Série Avenida paulista: 125 anos com o povo nas ruas!

By Luciana Cotrim

December 15, 2022

A Série Avenida paulista está em férias neste mês, por isso republicamos o post dos 125 anos da Avenida Paulista, completados em dezembro último.

Para homenageá-la, a Série Avenida Paulista mostrou movimentos e manifestações que aconteceram nas vias da avenida, durante estes 125 anos.

A Avenida Paulista foi inaugurada em 8 de dezembro de 1891 e a escolha de seu nome foi uma homenagem à população paulista. Por ser a primeira rua pública asfaltada e arborizada de São Paulo, foi feita bem larga, com três vias separadas por magnólias e plátanos, com imensos lotes de cada lado. Uma iniciativa audaciosa, inovadora e nunca vista à época.  Seu nome deveria ser Avenida das Acácias ou Prado de São Paulo, mas Joaquim Eugênio de Lima, responsável pelo projeto, resolveu mudar: “Será Avenida Paulista, em homenagem aos paulistas”.

A avenida no sentido Paraíso-Consolação, em 1902. Ao fundo, o pico do Jaraguá.

No começo do século XX, os ricos senhores do café, os grandes comerciantes e os chefes das indústrias construíram elegantes mansões nos lotes da avenida. Aos poucos ela se transformou no centro da animação da cidade. Em suas vias aconteceram corridas de charrete, de cabriolés e dos primeiros automóveis e, claro, os grandes carnavais dos anos 20 e 30.

O corso carnavalesco começava a tarde e ia até às 9 da noite. Nos carros, todos de capota aberta, as senhoras vinham sentadas no banco, e as moças sentadas sobre a capota aberta. As famílias se fantasiavam e montavam alegorias nos automóveis.

Além dos conhecidos e divertidos corsos, ocorreram nas quadras da Avenida Paulista, durante décadas, desfiles militares e escolares, corridas de de carros, conflitos,  como podemos ver nas imagens abaixo.

Desfile da Força Pública em 1924
Corrida de automóveis no Belvedere do Trianon na década 1930
Desfile do Corpo de Bombeiros em 1937
Em 10 de fevereiro de 1937 a Paulista parou no enterro do Conde Matarazzo. A multidão seguiu o cortejo até o mausoléu da família no Cemitério da Consolação.
Conflito entre comunistas e integralistas em 16 de julho de 1937
Parada do Colégio São Luis em 1943
Desfile de lançamento do Romisetta em 1956.
64a Corrida de São Silvestre, em 1988 a última com largada no período noturno.
Os caras-pintadas, movimento estudantil, realizado no decorrer do ano de 1992 em prol do impeachment do Presidente Fernando Collor.

Muito moderna no início do século XX com seus palácios, barões e condes, a Paulista, de mais de 100 anos é, com certeza, a avenida mais contemporânea da cidade.

Parada Gay realizada em 2008.
Festa da Virada – Reveillon 2014
Cicloativistas fazem protesto nus na Avenida Paulista em 6 de março de 2015
28 junho 2015 – Imagem aérea captada por um drone mostra a movimentação de ciclistas na avenida Paulista, durante a inauguração da ciclovia
13 de março de 2016 – À esquerda, o ato pelo impeachment da presidente Dilma Rousseff e, à direita, a manifestação em apoio a Dilma, ambos em março deste ano. Fotos: Alex Silva/Estadão
07 de maio de 2017 – Inauguração da Japan House. Foto: Daigo Oliva/Folhapress