CULTURA

Série Avenida Paulista: da mansão Matarazzo ao Cidade São Paulo – parte 1

By Luciana Cotrim

September 02, 2023

A Série Avenida Paulista apresenta a casa do Conde Francisco Matarazzo, que era localizada na esquina da Paulista com a Rua Pamplona, no antigo número 83 da avenida e que seguiu com sua família até meados dos anos 1980, quando foi demolida. Contaremos a história em duas partes, a primeira até os anos 40 quando a mansão foi reconstruída e, a segunda até sua demolição e a construção do Shopping Cidade São Paulo.

O primeiro proprietário foi Francesco Antonio Maria Matarazzo, que nasceu em Castellabate, uma pequena cidade do sul da Itália e que, aos 27 anos, emigrou para o ainda Império do Brasil. Estabeleceu-se na cidade de Sorocaba atuando no comércio de secos e molhados onde, tempos depois, abriu uma companhia de produção e comércio de banha de porco.

Em 1890, veio para São Paulo e, com os irmãos Giuseppe e Luigi, criou a empresa Matarazzo & Irmãos e começou a importar farinha de trigo dos Estados Unidos. No ano seguinte, formou-se a Companhia Matarazzo S.A. que já contava com 41 acionistas minoritários.

Em 1900, com dificuldades de importação do produto, Francesco construiu um moinho na cidade de São Paulo. A partir desse momento, seu império empresarial se ampliou velozmente, chegando a reunir 365 fábricas por todo o território nacional, e outros negócios como portos, estaleiros, metalúrgicas, moinhos, etc

O resultado do grupo era o um dos maiores do país e, neste período, 6% da população paulistana dependiam de suas fábricas. Em 1911, o conglomerado passou a se chamar Indústrias Reunidas Fábricas Matarazzo (IRFM).

Logotipo comemorativo do Centenário da Matarazzo. Outubro1982 – Acervo Everton Calício

A IRFM foi responsável pelo lançamento de diversos produtos que se tornaram muito populares, como os sabonetes Savage e Francis e a marca de massas Petybon. Também, foram o primeiro representante de vendas dos automóveis FIAT no Brasil. Em 1928, participa da fundação do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP).

Anúncio de 1928 para venda dos automóveis FIAT.

Recebeu do rei da Itália, Vítor Emanuel III, o título nobiliárquico “O Muito Honorável Conde Matarazzo” em reconhecimento aos auxílios milionário, ofertados em dinheiro e mercadorias, que enviava ao país natal durante a Primeira Guerra Mundial

Francesco Matarazzo casou-se com Filomena Sansivieri com quem teve 13 filhos: Giuseppe, Andrea, Ermelino, Teresa, Mariangela, Attilio, Carmela, Lydia, Olga, Ida, Claudia, Francisco Matarazzo Júnior, sucessor do fundador, e Luís Eduardo.

Primeira Mansão Matarazzo, década de 1910 – Acervo USP

Em 1896, a primeira residência Matarazzo que foi levantada na Avenida Paulista. Projetada pelos arquitetos italianos Giulio Saltini e Luigi Mancini, em estilo eclético, a casa permaneceu no local até o início dos anos 1940. Na foto acima, a casa é mostrada em 1910, publicado no Acervo Iconográfico Pioneiros e Empreendedores – USP.

Anos depois, entre os nos anos 1920-30, a casa foi adaptada com uma série de mudanças, a partir das aquisições de novos terrenos ao redor, com a construção do nível superior. Nesta primeira fase, a mansão servia como residência do Conde Francesco Matarazzo.

Primeira residência dos Matarazzo na Avenida Paulista em 1911. Reprodução da revista Fon-Fon Acervo Everton Calício

Na condição de homem mais rico do país e de o italiano mais rico do mundo, com uma fortuna de 20 bilhões de dólares, Matarazzo morre em 10 de dezembro de 1937, após uma crise de uremia, na época tinha a quinta maior fortuna do planeta. Seu enterro atraiu uma multidão calculada em 100 mil pessoas, numa época em que a população da cidade era de um milhão de habitantes.

Conde Francisco Matarazzo Junior

No início da década de 1940, o Conde Francisco Matarazzo Júnior, o Conde Chiquinho, que foi escolhido como sucessor nas empresas, manda elaborar um novo projeto para a mansão que, por isso, sofreu uma grande reforma em sua estrutura e arquitetura.

Projeto de Severo & Villares para a mansão de Matarazzo na Avenida Paulista.

O projeto é frequentemente atribuído a arquitetos italianos como Marcello Piacentini ou Vittorio Morpurgo, juntamente com Ricardo Severo & Villares, do escritório técnico de Ramos de Azevedo, que realmente fizeram um projeto, mas as tratativas não agradaram a Francesco Matarazzo que resolveu procurar outra alternativa para desenvolver o projeto da casa.

Mais recentemente, em 2013, João Mascarenhas Mateus publica um magnífico artigo com riqueza de detalhes que mostra que foi Tomaso Buzzi, arquiteto italiano, o verdadeiro responsável pelo projeto.

O projeto H aprovado de Tomaso Buzzi, dos 7 outros apresentados à Matarazzo.
Detalhes do projeto: Perspectivas da variante H, aprovada. Estudos para o terraço central, com diversas possibilidades de controle da luz solar. O pátio mediterrâneo num ambiente tropical e o frontão com escudo de armas, desenhado sobre fotografia enviada de São Paulo com a portaria existente antes do projeto. (Fonte: Mateus, J. M. – A vila matarazzo na avenida paulista e tomaso buzzi: projeto e obras (1938-1940). Pós. Revista do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da FAUUSP v. 20, n. 34 (2013).

As paredes do casarão tinham 60 centímetros de espessura e o pé-direito atingia 4,5 metros de altura. O acabamento e a cor das paredes deveriam combinar com o mármore travertino. Francisco Matarazzo Júnior dispunha de placas de travertino remanescentes do Edifício Matarazzo, atual sede da Prefeitura, que revestiram alguns ambientes da mansão.

Operários que trabalhavam na construção da casa.
Uma das últimas etapas da construção, a colocação de vasos e urnas sobre os muros do casarão.

Em seu artigo, Mateus conclui a respeito da construção da mansão:

A vila Matarazzo na avenida Paulista é, antes de mais nada, uma encomenda italiana numa cidade metrópole que se sentia plenamente cosmopolita.

Os Matarazzo eram duplamente brasileiros e italianos, e, por isso, é natural que tenham recorrido a um arquiteto italiano totalmente reconhecido e integrado na elite italiana dessa época, em que os Matarazzo procuravam criar novas raízes, por casamentos e investimentos do mais alto nível.

A gramática usada não é, pois, a do neocolonial ou do modernismo racional. Ela deve fazer ver, de forma elegante, contida e erudita, as raízes e o cosmopolitismo de Francisco Matarazzo Júnior. E, ao mesmo tempo, utilizar materiais representativos da Itália, desde o tradicional travertino, aos expoentes da alta tecnologia, como os rebocos Terranova ou os vidros Securit.

Outra grandiosidade era o brasão da família de 150 quilos, esculpido em mármore Carrara, que decorava o pórtico de entrada. Logo, o local se tornou um ponto de visitação. Nas histórias que contam sobre o local, uma delas é que o conde Francesco Matarazzo costumava passear pela calçada em frente da propriedade depois do trabalho, e que simpaticamente cumprimentava os transeuntes.

Acompanhe o restante da história no próximo domingo na Série Avenida Paulista