Foto Divulgação

CULTURA

Visite o Viveiro Manequinho Lopes e leve mais verde para São Paulo!

By Redação SP City

September 21, 2023

Você sabia que é possível conseguir mudas de árvores e arbustos gratuitamente para plantar em praças, escolas e áreas públicas em São Paulo? Através de viveiros, com o caso do Viveiro Manequinho Lopes, você pode conseguir excelentes mudas!

Foto Divulgação

O Viveiro Manequinho Lopes fica no Parque Ibirapuera, ele conta com diversas estufas, estufins, telados e quadras de mudas de matrizes, incluindo plantas envasadas que são destinadas a plantio por órgãos públicos.

Todos podemos visitar o Viveiro Manequinho Lopes, conhecer as estufas e também levar mudas para plantar em praças, calçadas, escolas de nossa rua, ou de nosso bairro, além disso, passear pelo Viveiro, ver todas as plantas já é por si só, um ótimo passeio.

A história do Viveiro Manequinho Lopes começou há muito tempo atrás, em 1798. São Paulo era muito diferente do que é agora, e neste ano foi inaugurado o primeiro jardim público da cidade, onde hoje é o Parque da Luz, esse jardim passou a ser administrado por Antonio Etzel em 1899.

Com o passar dos anos, a arborização urbana foi ganhando importância, o que criou a necessidade de que tivessem boas mudas de árvores e arbustos, para que fossem plantadas nos parques e praças que estavam sendo criadas. Em 1916, a prefeitura de São Paulo comprou uma grande área, onde futuramente se estabeleceu o Parque do Ibirapuera.

Em 1928, o senhor Manoel Lopes de Oliveira Filho, era o diretor da recém-criada Divisão de Matas, Parques e Jardins, conhecido como Manequinho Lopes, ele era um grande conhecedor da área do Ibirapuera, e sugeriu a implantação de um viveiro por lá. O terreno era muito pantanoso, mas Manequinho resolveu isso plantando eucaliptos australianos, que  com suas raízes auxiliaram a drenar o excesso de água do solo .

Foto Divulgação

Depois disso, o plantio de árvores para embelezar a cidade foi iniciado, incluindo espécies como a Tipuana, o Ipê, Flamboyant, Sibipiruna, Pau-Ferro, Pau-Brasil e outros arbustos e flores. Manequinho era um admirador do Viveiro, diziam que ele trabalhava por amor, era sempre visto aos finais de semana por lá, cuidando das plantas. O Viveiro ganhou seu nome em uma clara homenagem por sua contribuição e amor ao espaço.

Foto Divulgação

Se você deseja ver belos exemplares de árvores, plantas ornamentais e arbustos, ou mesmo conhece uma área pública que precise ganhar uma árvore, vá visitar o Viveiro Manequinho Lopes, é necessário agendar a sua visita.

Serviço: Parque Ibirapuera Acesso: Portão 7A Quando:  segunda a sexta-feira, das 7h às 17h Telefone: 11 3887–6761 Site