Projeto São Paulo City

Conheça a cripta da Catedral da Sé

Conheça a cripta da Catedral da Sé

Descubra o patrimônio histórico e cultural escondido debaixo da maior catedral de São Paulo.

A Catedral da Sé, uma das igrejas católicas mais famosas da cidade, possui em seu interior uma cripta, que é desconhecida por muitos paulistanos. Com duração de trinta minutos, a visita acontece sem quantidade mínima de pessoas. Fotos são permitidas somente em algumas ocasiões, quando o número de visitantes por vez é pequeno.

A visitação ocorre todos os dias e todos ganham um folheto com a história e detalhes da Catedral e um ingresso para acesso à cripta, que serve também de lembrança.

A Catedral da Sé, no Centro, é uma imensa igreja que comporta até oito mil pessoas. O que poucos sabem, porém, é que logo abaixo do altar-mor há um amplo espaço, onde estão guardados esculturas e tumbas de algumas personalidades da história de São Paulo: a Cripta da Sé.

Foto via: http://tab.uol.com.br/subterraneos/

As colunas e escadas do salão são feitas de granito e o piso, de mármore. Outro detalhe que impressiona os visitantes é a altura do teto: feito no estilo gótico, o mesmo da Catedral, ele tem sete metros de altura.

Essa grandiosidade toda tem um motivo: é na cripta que repousam algumas personalidades da história paulistana. Para se ter uma ideia, a tumba mais visitada é a do cacique Tibiriçá, um dos primeiros índios a serem catequizados pelos jesuítas quando a cidade ainda era a Vila de São Paulo de Piratininga.

Mas há também outras curiosas, como conta a monitora Vera Regina Gomes: “a do [padre] Bartolomeu de Gusmão, que foi inventor dos balões aerostáticos”. O passeio, que dura 30 minutos, e mostra um outro lado da Catedral da Sé – e, de quebra, uma história surpreendente.

As visitas monitoradas à cripta da Sé acontecem de Segunda à Sexta das 09h00 às 11h30 e das 13h00 às 16h30 e aos Sábados, Domingos e Feriados  das 09h00 às 11h30 e das 13h às  15h00

Mais informações no site da Catedral da Sé

Compartilhe!
Sair da versão mobile