Conheça a cripta da Catedral da Sé

Conheça a cripta da Catedral da Sé

Descubra o patrimônio histórico e cultural escondido debaixo da maior catedral de São Paulo.

Catedral da se - Conheça a cripta da Catedral da Sé

A Catedral da Sé, uma das igrejas católicas mais famosas da cidade, possui em seu interior uma cripta, que é desconhecida por muitos paulistanos. Com duração de trinta minutos, a visita acontece sem quantidade mínima de pessoas. Fotos são permitidas somente em algumas ocasiões, quando o número de visitantes por vez é pequeno.

A visitação ocorre todos os dias e todos ganham um folheto com a história e detalhes da Catedral e um ingresso para acesso à cripta, que serve também de lembrança.

A Catedral da Sé, no Centro, é uma imensa igreja que comporta até oito mil pessoas. O que poucos sabem, porém, é que logo abaixo do altar-mor há um amplo espaço, onde estão guardados esculturas e tumbas de algumas personalidades da história de São Paulo: a Cripta da Sé.

web criptase 02 - Conheça a cripta da Catedral da Sé

Foto via: http://tab.uol.com.br/subterraneos/

As colunas e escadas do salão são feitas de granito e o piso, de mármore. Outro detalhe que impressiona os visitantes é a altura do teto: feito no estilo gótico, o mesmo da Catedral, ele tem sete metros de altura.

Essa grandiosidade toda tem um motivo: é na cripta que repousam algumas personalidades da história paulistana. Para se ter uma ideia, a tumba mais visitada é a do cacique Tibiriçá, um dos primeiros índios a serem catequizados pelos jesuítas quando a cidade ainda era a Vila de São Paulo de Piratininga.

Mas há também outras curiosas, como conta a monitora Vera Regina Gomes: “a do [padre] Bartolomeu de Gusmão, que foi inventor dos balões aerostáticos”. O passeio, que dura 30 minutos, e mostra um outro lado da Catedral da Sé – e, de quebra, uma história surpreendente.

As visitas monitoradas à cripta da Sé acontecem de Segunda à Sexta das 09h00 às 11h30 e das 13h00 às 16h30 e aos Sábados, Domingos e Feriados  das 09h00 às 11h30 e das 13h às  15h00

  • Não é possível visitar as torres bem como as partes internas da Catedral, somente as áreas comuns.
  • As visitas duram em média  30 minutos.
  • Agendamento para grupos através do  telefone: (11) 3107-6832, pessoalmente na Secretaria, ou por e-mail: [email protected]
  • Visitas individuais não precisam ser agendadas; basta comparecer nos horários acima descritos.
  • Ingresso: R$ 7,00 (por pessoa)
  • Crianças menores de 7 anos não pagam.

Mais informações no site da Catedral da Sé

yH5BAEAAAAALAAAAAABAAEAAAIBRAA7 - Conheça a cripta da Catedral da Sé
Miguel Garcia é idealizador e coordenador de conteúdo do projeto. Publicitário, viajante, adora provar todos os tipos de comida, vinhos e cervejas e tem uma vontade imensa de fazer todos se orgulharem cada vez mais de viver em SP.

Leave a Reply

*