Projeto São Paulo City

Conheça o Parque da Juventude

Parque da Juventude 1024x758 - Conheça o Parque da Juventude
Passe momentos agradáveis e de descanso no Parque da Juventude.
Juventude TomDib 110 - Conheça o Parque da Juventude
Parque da Juventude. Fotografo: Tom Dib
O Parque da Juventude mudou a paisagem da zona norte da cidade de São Paulo, ao substituir o Complexo Penitenciário Carandiru por uma área de lazer e entretenimento ao ar livre. O presídio foi inaugurado em 1956 e foi durante 46 anos o maior da América Latina, chegando a alojar mais de oito mil presos. O famoso massacre de 111 presos durante uma rebelião em 1992 foi um fato marcante que levou à decisão de desativar o presídio.
Em 1999, o Governo do Estado de São Paulo promoveu um concurso público para a concepção do projeto arquitetônico do Parque da Juventude. Em 2002 o prédio foi parcialmente demolido. O projeto contemplou as três grandes áreas hoje existentes no parque: esportiva, central e institucional. A terceira e última fase do projeto foi concluída em 2007.
O parque fica localizado entre grandes avenidas da zona norte da capital paulista e ao lado da estação do metrô Carandiru e possui uma ampla área verde com instalações para práticas de esporte, áreas de lazer e entretenimento para pessoas de todas as idades, além de espaço canino e uma área grande aberta para a realização de shows e eventos.
Quadra esportiva
Quadra de Tênis
O espaço divide-se em três áreas: esportiva com 35000m², central com 95000m² e institucional de 120000m². Possui atmbém 8 quadras poliesportivas, 2 quadras de tênis, pistas de skate, ciclovia, playground, pista para caminhada e corrida, estações de ginástica, sendo uma delas exclusiva para pessoas com deficiência. O Parque empresta materiais esportivos para os visitantes, mediante a apresentação de documento de identidade, na Portaria 1 (Av. Zaki Narchi, 1309), como: bolas de futsal, bolas de vôlei, bolas de handebol, bolas de basquete, raquetes e bolas de tênis, raquetes e bolas de ping pong, jogo de damas e jogo de xadrez.

Entre os atrativos do Parque, podem ser visitadas ruínas do Complexo Penitenciário Carandiru.

Grafite no Parque.

Há também uma área com grafites conferindo ao local um visual urbano e jovem transformando o parque em uma galeria de arte a céu aberto.

Restaurante Self-service dentro do Parque
Lanchonete no parque da juventude. Fotografo: Tom Dib

Há uma área de alimentação com restaurante que funciona todos os dias da semana, das 8h às 18h e está localizada na Área Institucional e uma Lanchonete que funciona todos os dias da semana, das 9h às 19h localizada na Área Esportiva. Sendo possível também fazer piqueniques no parque, onde há várias áreas disponíveis para isso.

Biblioteca do Parque – Foto via guiadasemana.com.br

O espaço abriga ainda a Biblioteca de São Paulo, com acervo de mais de 35 mil títulos, e o Acessa São Paulo, programa de inclusão digital do Governo do Estado, no qual a população tem acesso gratuito às novas tecnologias da informação e comunicação (TICs), em especial à internet. A Biblioteca mantém obras também em braille, audiolivro, ebooks, kindles, DVDs, CDs, além de jogos. Disponibiliza, ainda, mais de 90 computadores para o público acessar a internet (gratuitamente, durante 120 minutos diários), filmes, músicas e jogos eletrônicos.

Conheça mais dicas de São Paulo aqui
Compartilhe!
Sair da versão mobile