CULTURACURIOSIDADESDICAS

Conheça o Parque da Juventude

Passe momentos agradáveis e de descanso no Parque da Juventude.
Juventude TomDib 110 - Conheça o Parque da Juventude
Parque da Juventude. Fotografo: Tom Dib
O Parque da Juventude mudou a paisagem da zona norte da cidade de São Paulo, ao substituir o Complexo Penitenciário Carandiru por uma área de lazer e entretenimento ao ar livre. O presídio foi inaugurado em 1956 e foi durante 46 anos o maior da América Latina, chegando a alojar mais de oito mil presos. O famoso massacre de 111 presos durante uma rebelião em 1992 foi um fato marcante que levou à decisão de desativar o presídio.
Em 1999, o Governo do Estado de São Paulo promoveu um concurso público para a concepção do projeto arquitetônico do Parque da Juventude. Em 2002 o prédio foi parcialmente demolido. O projeto contemplou as três grandes áreas hoje existentes no parque: esportiva, central e institucional. A terceira e última fase do projeto foi concluída em 2007.
O parque fica localizado entre grandes avenidas da zona norte da capital paulista e ao lado da estação do metrô Carandiru e possui uma ampla área verde com instalações para práticas de esporte, áreas de lazer e entretenimento para pessoas de todas as idades, além de espaço canino e uma área grande aberta para a realização de shows e eventos.
quadra - Conheça o Parque da Juventude
Quadra esportiva
Juventude TomDib 28 - Conheça o Parque da Juventude
Quadra de Tênis
O espaço divide-se em três áreas: esportiva com 35000m², central com 95000m² e institucional de 120000m². Possui atmbém 8 quadras poliesportivas, 2 quadras de tênis, pistas de skate, ciclovia, playground, pista para caminhada e corrida, estações de ginástica, sendo uma delas exclusiva para pessoas com deficiência. O Parque empresta materiais esportivos para os visitantes, mediante a apresentação de documento de identidade, na Portaria 1 (Av. Zaki Narchi, 1309), como: bolas de futsal, bolas de vôlei, bolas de handebol, bolas de basquete, raquetes e bolas de tênis, raquetes e bolas de ping pong, jogo de damas e jogo de xadrez.
parque da juventude cenario escadaria e1357285938780 - Conheça o Parque da Juventude

Entre os atrativos do Parque, podem ser visitadas ruínas do Complexo Penitenciário Carandiru.

DSC07120 - Conheça o Parque da Juventude
Grafite no Parque.

DSC07146 - Conheça o Parque da Juventude

Há também uma área com grafites conferindo ao local um visual urbano e jovem transformando o parque em uma galeria de arte a céu aberto.

Juventude TomDib 158 - Conheça o Parque da Juventude
Restaurante Self-service dentro do Parque
Juventude TomDib 35 - Conheça o Parque da Juventude
Lanchonete no parque da juventude. Fotografo: Tom Dib

Há uma área de alimentação com restaurante que funciona todos os dias da semana, das 8h às 18h e está localizada na Área Institucional e uma Lanchonete que funciona todos os dias da semana, das 9h às 19h localizada na Área Esportiva. Sendo possível também fazer piqueniques no parque, onde há várias áreas disponíveis para isso.

biblioteca - Conheça o Parque da Juventude
Biblioteca do Parque – Foto via guiadasemana.com.br

O espaço abriga ainda a Biblioteca de São Paulo, com acervo de mais de 35 mil títulos, e o Acessa São Paulo, programa de inclusão digital do Governo do Estado, no qual a população tem acesso gratuito às novas tecnologias da informação e comunicação (TICs), em especial à internet. A Biblioteca mantém obras também em braille, audiolivro, ebooks, kindles, DVDs, CDs, além de jogos. Disponibiliza, ainda, mais de 90 computadores para o público acessar a internet (gratuitamente, durante 120 minutos diários), filmes, músicas e jogos eletrônicos.

Compartilhe!
Sheilla Leal
the authorSheilla Leal
Natural do Estado do Rio de Janeiro, formada em Direito, que ama viajar, conhecer novos lugares e pessoas. Apaixonada por filmes e séries, com uma grande admiração pelo universo geek. Adora animais e principalmente os felinos. Conheceu São Paulo há 10 anos atrás e gostou muito daqui. Hoje mora no ABCD paulista em Diadema. É Paulista de coração e visita a capital paulistana com frequência, pois ama a terra da garoa.

Deixe uma resposta