DICAS

Conheça o Parque Estadual Cândido Portinari

By Sheilla Leal

November 16, 2023

O Parque Estadual Cândido Portinari foi inaugurado em 26 de Dezembro de 2013 e fica localizado na Vila Hamburguesa, Zona Oeste da Capital e possui 121.670 m² de área no total. É administrado pela Secretaria do Meio Ambiente do Governo do Estado de São Paulo.

No Parque há uma ciclovia de 1.300 metros que é integrada aos 3.500 metros de pista já existente do Parque Villa-Lobos, além de uma pista para caminhada e corrida com 940 metros. Também existe uma pista para os skatistas praticarem a modalidade. O parque tem sete novos espaços para a prática de esporte – quatro quadras poliesportivas, um mini campo de futebol e duas quadras de vôlei de areia.

Há também uma área de 300 m² para cães, duas para prática de ginástica ao ar livre com equipamentos, sanitários (limpos e conservados), locais de piquenique e estacionamento.

Há 30 quiosques com bancos e mesas espalhados pelo local. Dentro do parque, há também a Estação Ciência (SMA/USP/Fundação Boticário) em três galpões com aproximadamente 2.200 m² (por ora, ainda não está funcionando), o Edifício Administrativo com 750m², 28 bebedouros e 60 bancos de madeira plástica reciclável.

A florado local conta com 1.720 árvores (principalmente espécies da Mata Atlântica), sendo 1.400 por compensação ambiental, preservação de 120 árvores já existentes no local e mais 200 árvores em doação. Os usuários vão ter que esperar para que a maioria dessas árvores recém-plantadas cresça e traga todos os benefícios decorrentes.

A Fauna é composta por muitos pássaros presentes no parque, principalmente nas árvores remanescentes do local, preservadas pelas obras de sua criação.

Não há restrições para animais domésticos, desde que os cães estejam em guias e focinheiras, estas para os mais bravos. Sãoproibidos fazer churrascos ou fogueiras, empinar “pipas” com cerol, subir em árvores, andar de bicicletas fora da ciclovia e comércio ambulante.

Para quem é fã do pintor, reproduções de obras de Portinari ficam espalhadas pelo parque, contando um pouco da história de Cândido Portinari.