Projeto São Paulo City

O cafezal secreto da Vila Mariana!

cafezal secreto

Foto: Blog Edison Veiga | Jornal Estadão

Acredite se quiser, visite assim que puder! Entre avenidas movimentadas da cidade que não dorme está localizado o maior cafezal urbano do Brasil, o Cafezal do Instituto Biológico, sua plantação é composta de mais de 1.500 pés de café arábica das variedades Catuaí e Novo Mundo num terreno de aproximadamente 10.000m² e possui uma safra anual média de 1 tonelada de grãos, que após seu beneficiamento resulta em mais ou menos 500kg de café em pó que são doados ao Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo.
Foto: Instituto Biológico | Divulgação

No início do século XIX por causa dos Barões do Café, que necessitavam de ajuda no controle das pragas que se instalavam em seus cafezais, foi criado o Instituto Biológico, anos depois durante a década de 50 foram plantados cerca de 2.500 pés de café junto à sua sede para preservar a memória da instituição, e também, servir para pesquisa científica.

Foto: Du Amorim | Portal do Governo do Estado de São Paulo
Atualmente o cafezal recebe visita de turistas, estudantes e populares curiosos em conhecer uma plantação de café e aprender um pouco sobre seu plantio, cultivo e história.
Foto: Instituto Biológico | Divulgação
Foto: Du Amorim | Portal do Governo do Estado de São Paulo
Foto: Du Amorim | Portal do Governo do Estado de São Paulo
Foto: Secretaria de Agricultura e Abastecimento | Divulgação
Entre maio e junho para simbolizar o início da colheita do café paulista, o Instituto com o apoio da Câmara Setorial do Café realiza o Sabor da Colheita, um evento aberto ao público inspirado em cidades da França que repetem esse mesmo ritual na abertura da safra anual das uvas.
FIQUE ATENTO: As visitas devem ser agendadas com antecedência!

Cafezal do Instituto Biológico
Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 1252 – Vila Mariana
Tel: (11) 5087-1751
Compartilhe!
Sair da versão mobile