Projeto São Paulo City

Você sabia que existe uma tribo Guarani em São Paulo?

Você sabia que existe uma tribo Guarani em São Paulo?

Mesmo em uma das maiores cidades do mundo, a vida dos índios paulistanos pode ser bem parecida com a de indígenas de tribos no interior do País. Na aldeia Guarani Tenondê Porã, em Parelheiros, vivem cerca de 1,2 mil guaranis, apenas 70 quilômetros da Praça da Sé. São basicamente oito grandes famílias, com filhos, netos, bisnetos, genros e noras, que compartilham casas de tijolos, construídas pela Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano de São Paulo (CDHU), seguindo as orientações dos próprios indígenas.

Pratica-se basicamente a agricultura de subsistência, que fornece o alimento cotidiano. Há bananeiras, pés de goiaba, mexerica, laranja e manga, que as crianças colhem no pé. A renda vem basicamente do artesanato indígena, vendido para lojinhas da capital.

O cacique, líder local, trava atualmente uma briga para ampliar os perímetros das terras guaranis. Cinco pajés servem como guias espirituais, dando conselhos e rezando em uma casa sagrada. Os pajés também batizam as crianças da aldeia com nomes em guarani, dependendo das características de cada uma. “Vivemos em família, por isso nunca um deixa faltar nada ao outro em nossa comunidade”, afirma o coordenador educacional indígena da aldeia, Adriano Veríssimo, que em guarani se chama Tenondê Porã, nome que significa “luz e esperança ou aliança para o futuro”.

A Aldeia Tenondé Porã, oferece através de visitas previamente agendadas, trilhas guiadas por moradores indígenas, coral apresentados pelas crianças, palestras dentro da casa de rezas sobre os costumes Guaranis e exposição e venda de artesanato.
Para chegar à tribo utilizando transporte público, a opção é a linha de ônibus 6L05-10, que tem saídas previstas a cada 15 minutos com destino ao bairro de Barragem. Após descer no local indicado, o visitante andará 500 metros até a Aldeia.
Endereço: Estrada João Lang, s/nº
Valor: de R$ 15,00 a R$ 30,00
Informações e Agendamento: 5977-3689 com Lísio (das 10h às 14h30min)
Compartilhe!
Sair da versão mobile