Projeto São Paulo City

Série Avenida Paulista: a história retratada em cartões postais

Cartão Postal Avenida Paulista

Em comemoração ao Ano-Novo,  a Série Avenida Paulista Retoma uma coleção de postais da avenida, que mostram o “Antes & Depois” da Avenida, a partir de imagens do começo dos séculos XX e XXI, ou seja, distam próximo a 100 anos entre suas publicações.

Anteriormente, já publicamos um conjunto de cartões postais utilizados, mostrando as mensagens aos endereçados que viviam na Europa. (Esta postagem pode ser lida aqui).

Começamos esta série de imagens, com dois postais do mais famoso fotógrafo do começo do século XX que retratou belamente a cidade de São Paulo da época: Guilherme Gaesnly.  Dentre sua extensa produção, publicou dois conjuntos de postais numerados em coloração sépia, nomeados de Série A e Série B, cada uma com 50 cartões. Na Série B, os postais de números 27 e 28, retratam duas vistas opostas da Avenida Paulista.

O postal número 27, mostra a Avenida Paulista e seus casarões em direção à Rua da Consolação.

O postal de número 28, que mostra a Avenida Paulista e seus palacetes em direção ao Paraíso.

Estas fotos foram realizadas na torre da casa de Adam Büllow, que ficava onde hoje é o Edifício Gazeta. Então, vejamos fotos do mesmo local e ângulo, quase 100 anos depois.

Postal que circulou em 1994, como foto feita do edifício da Gazeta, em direção ao fim da avenida, na Consolação.

Cartão postal da mesma época que o anterior, fotografado do alto do edifício da Gazeta em direção ao início da avenida, no Paraíso. Percebam que nos antigos ainda é possível ver o horizonte, o que não se repte 100 anos depois, com a quantidade de prédios na cidade.

No início do século XX não tínhamos recursos para fotos noturnas e aéreas, mas no XXI isso era bastante utilizado como neste postal, que mostra uma vista noturna da região do MASP. notem que a iluminação é a antiga.

O Belvedere Trianon foi criado em 1916, no ponto intermediário da Avenida Paulista. Por muitas décadas teve grande importância social, além de oferecer uma vista privilegiada para o centro da cidade. Foi demolido em 1953 e, anos mais tarde, deu lugar ao Masp. Esta foto postal foi feita no auge do clube, em torno de 1940, realizado pela Colombo S., uma conhecida gráfica de postais da cidade.

Em 1994, no mesmo local, ainda permanecia intacta a rotatória e o Túnel da Avenida 9 de julho, porém coberto pelo Viaduto da Rua São Carlos do Pinhal.  No lugar do Belvedere, vemos o MASP e, atrás, o Parque Trianon, mas que atualmente chama-se Parque Siqueira Campos e, em toda a volta, enormes edifícios que hoje preenchem à avenida.

Com ângulo diferente, clicado na Avenida Paulista, vemos abaixo um postal que circulou – com selo e carimbo – com a imagem da entrada do Belvedere Trianon, que estava exatamente no lugar onde hoje se encontra o MASP.

Diferente dos anteriores, que são cartões postais, publicamos abaixo uma curiosidade, um cartão telefônico de 10 minutos, da antiga TELESP, que mostra o MASP no início deste século.

Terminamos a publicação deste domingo, véspera de Ano-Novo, homenageando a cidade de São Paulo com outro postal, impresso com uma linda fotografia, de 1909, realizada por Guilherme Gaensly que foi nomeada Panorama de São Paulo II.

E, por fim, um postal de 1999, com formato alongado e ângulo incomum, com uma panorâmica da cidade e, diagonalmente, a Avenida e sua relação com o Bairro Jardim Paulista e Ibirapuera. Mesmo sendo mais recente, algumas edificações que podem ser vistas nesta imagem, já não existem mais.

Essa oportunidade de mostrar o“Antes & Depois” da Avenida Paulista só foi viável pela gentileza de Marcelo Novelli, que nos proporcionou essas belas imagens da avenida no fim do século passado.

Com este post encerramos o ano de 2017 e informamos que A Série Avenida Paulista vai aproveitar para tirar uma breve férias, voltando com muitas novidades no fim do mês!

Desejamos a todos os nossos leitores um feliz 2018 com muitas histórias de mais paulista das avenidas !!!

Compartilhe!
Sair da versão mobile