DICASGASTRONOMIA

As cores e sabores da gastronomia Peruana em São Paulo

Foto: Tadeu Brunelli

Quando nos damos conta que a gastronomia Peruana remonta aos Incas e passa por toda a colonização das Américas, descobrimos mais um ótimo motivo para nos deliciarmos com seus pratos, e São Paulo, é claro, nos traz opções excelentes!

Você sabia que aquele Ceviche delicioso que muitos restaurantes de comida japonesa servem é de origem peruana? Pois bem, vamos te contar mais sobre a origem da gastronomia do Peru, seus sabores e cores e despertar seu desejo de conhecer ao menos todos os seus pratos mais famosos.

O Império Inca, no século XV já tinha um excelente sistema de produção de alimentos, e é sabido que cultivavam diversas espécies de batatas, item básico no preparo de seus pratos, que contavam também com carnes e verduras e eram feitos em pedras quentes, o método de cozimento de seu tempo.

gastro2 - As cores e sabores da gastronomia Peruana em São Paulo
Foto Divulgação

Neste tempo, a quinoa, que vem ganhando consumidores até os dias de hoje, era tida como o “grano madre”, um grão sagrado. Atualmente diversos especialistas em alimentação apontam a quinoa como um substituto sem glúten ao trigo, por exemplo, além dela ter alto teor proteico, o que nos leva a imaginar porque ela era tida com tanta importância por povos antigos.

Com a chegada dos conquistadores europeus, novas espécies de animais foram introduzidos à alimentação peruana, como frango, vaca e cabrito, por exemplo, já que consumir lhamas e cuy, uma espécie de coelho encontrada no Peru, era estranho aos espanhóis. Além disso, com os europeus também vieram as azeitonas, azeites, frutas, condimentos, óleos, cevada, trigo, arroz, e também novas maneiras de cozer, fritar e curtir todos os alimentos, o que causou grande transformação na vida e no modo de comer dos povos das Américas.

A cozinha Peruana tem tradição e uma variedade de produtos que é surpreendente, podemos dizer que, o tradicional aos peruanos, não é tão tradicional assim para o nosso paladar. A mistura de sabores salgados, doces e ácidos é muito interessante e convidativa.

Quando o assunto é gastronomia Peruana, São Paulo não deixa a desejar, temos ótimas opções para quem quer conhecer ou voltar a saborear seus pratos deliciosos, veja nossas dicas!

Rinconcito Peruano:

restaurantes peruanos sao paulo rinconcito - As cores e sabores da gastronomia Peruana em São Paulo
Foto Divulgação

Comandado pelo chef Edgard Villar, que é também proprietário, este é considerado um dos melhores restaurantes Peruanos do Brasil, o cardápio é 100% peruano, com mais de 50 opções, são 5 unidades de atendimento, em todas elas, o sabor é primordial.

Serviço:
Aurora – Matriz
Endereço: Rua Aurora, 451 – Santa Ifigênia
Telefone: 11 3361-2400

Tatuapé
Endereço: Rua Serra de Bragança, 626 – Tatuapé
Telefone: 11 2539-2033

Viera de Carvalho
Endereço: Avenida Vieira de Carvalho, 86 – Campos Elíseos
Telefone: 11 3221-5621

Guaianazes
Endereço: Rua Guaianazes, 167 – Campos Elíseos
Telefone: 11 3222-8310

Vila Leopoldina
Endereço: Rua Tripoli, 144 – Vila Leopoldina
Telefone: 11 2129-6002

Suri Ceviche & Bar

suri2 ambiente - As cores e sabores da gastronomia Peruana em São Paulo
Foto Divulgação

Depois de se inspirar viajando por toda a América Latina, o chef Dagoberto Torres, aterrissou no Suri Ceviche & Bar, ele é também autor do livro “Ceviche do Pacífico para o Mundo”. Mas não se engane, há muito além de ceviche em seu restaurante.

Serviço:
Endereço: Rua Mateus Grou, 488 – Pinheiros
Telefone: 11 3034-1763

La Peruana Cevicheria

d6307ade517625409c332302e8a6357d - As cores e sabores da gastronomia Peruana em São Paulo
Foto Divulgação

Nascido como Food Truck, ganhou casa em um restaurante fixo comandado pela chef peruana Marisabel Woodman. Premiados como um dos 3 melhores Trucks de São Paulo, garantiram seu lugar no hall dos mais saborosos restaurantes da cidade.

Serviço:
Alameda Campinas, 1357 – Jardim Paulista
Telefone: 11 3385-0148
Site

Foto de Destaque: Tadeu Brunelli

Compartilhe!
Redação SP City
Um projeto que tem a cara de São Paulo :)

4 Comentários

Deixe uma resposta