CULTURACURIOSIDADES

Sítio Morrinhos, uma experiência histórica

Sítio Morrinhos: Casa Sede - Foto Daniel Souza Lima

Se você gosta de conhecer a história e a arqueologia de São Paulo, você precisa visitar o Sítio Morrinhos! Seu acervo tem mais de 100 mil peças, das mais antigas as mais atuais, e até mesmo sua construção já vale a visita.

O Sítio Morrinhos fica na Zona Norte de São Paulo, mais precisamente, no Jardim São Bento, é composto por uma casa sede, datada de 1702 e outras construções anexas, que são uma excelente atração para quem gosta de arquitetura.

A casa sede é construída no estilo bandeirista utilizando técnicas de pilão e taipa. A data de sua construção, 1702, pode ser vista na madeira de sua porta principal, era nesta época uma propriedade rural, pertencente à família Baruel. Há diversas outras construções anexas, datadas do século XIX.

morrinhos2 - Sítio Morrinhos, uma experiência histórica

Em 1902, ou seja, 200 anos após sua construção, a propriedade foi a leilão, sendo arrematada pela Associação Pedagógica Paulista, que à época, representava o Mosteiro São Bento, e então, durante 50 anos a propriedade serviu como chácara de descanso e retiro espiritual para os monges do Mosteiro. Em 1952, o Sítio Morrinhos passou a pertencer a empreiteira Camargo Correa após uma negociação para loteamento do que conhecemos hoje como Jardim São Bento.

tmonges1928 - Sítio Morrinhos, uma experiência histórica
Sítio Morrinhos: Monges

Sebastião Ferraz de Camargo, um dos sócios da empreiteira, doou o Sítio Morrinhos à Prefeitura de São Paulo, que o deixou a própria sorte até 1984, quando obras emergenciais precisaram ser feitas em sua estrutura. Nos anos 2000, finalmente o Sítio Morrinhos passaria por um processo de restauração minucioso, baseado em pesquisas históricas.

Além de toda essa história retratada em sua construção, o Sítio Morrinhos é também a casa do Centro de Arqueologia de São Paulo, que nos traz a arqueologia paulistana e suas descobertas científicas, com um acervo composto por escavações e pesquisas realizados pelo D.P.H., Departamento de Patrimônio Histórico por toda a cidade.

morrinhos3 - Sítio Morrinhos, uma experiência histórica
Urna funerária indígena encontrada no século XIX: uma das principais atrações (Foto: Raul Zito)

Visitar o Sítio Morrinhos e o Centro de Arqueologia de São Paulo vale a pena, você encontrará além da bela e histórica arquitetura, um acervo imenso, com a história da cidade de São Paulo, são peças que retratam o cotidiano urbano de São Paulo em séculos passados, há cerâmicas, metais, louças, madeira, ossos, vidros, conchas e até mesmo flechas indígenas muito antigas, o acervo possui peças datadas entre os séculos XVII e XX.

Serviço:

Sítio Morrinhos e Centro de Arqueologia de São Paulo
Rua Santo Anselmo, 102 – Jardim São Bento
Telefone: (11) 2236-6121
Funcionamento: Terça à domingo, das 9 às 17hs.
Visitas monitoradas e entrada franca

Compartilhe!
Redação SP City
Um projeto que tem a cara de São Paulo :)

Deixe uma resposta