Iguape, uma pequena e encantadora cidadezinha, a sua espera!

Iguape, uma pequena e encantadora cidadezinha, a sua espera!

Iguape tem o charme e as belezas de uma cidade no interior de São Paulo, além de 70% de suas águas naturais preservadas que estão esperando por você!

viagem e turismo - Iguape, uma pequena e encantadora cidadezinha, a sua espera!

Uma cidade pequena, com clima de interior, fundada em 1538, com território de 1964 quilômetros quadrados e 70% de suas águas naturais protegidas, incluindo a Estação Ecológica dos Chauás, distante somente 217 quilômetros da capital São Paulo, está esperando por nossa visita.

wiki - Iguape, uma pequena e encantadora cidadezinha, a sua espera!

Iguape fica no Vale do Ribeira, dentro do corredor Mercosul, a cidade fica bem perto de Cananéia, Juquiá, Pariquera-Açu e Registro. Tem clima úmido, por ser bem próxima a região Sul do Brasil e cortada por rios.

guia do turismo brasil - Iguape, uma pequena e encantadora cidadezinha, a sua espera!

Em 1999, a UNESCO tombou a reserva de Mata Atlântica de Iguape, uma das mais bem preservadas do estado, com rios, manguezais, cachoeiras e morros. São muitos atrativos naturais, religiosos, históricos e culturais na cidade.

wiki - Iguape, uma pequena e encantadora cidadezinha, a sua espera!

O Rio Ribeira, que passa por Iguape para desaguar no Oceano Atlântico, nasce na Serra do Paranapiacaba, considerado um dos maiores tesouros naturais do país, 85% da área da Estação Ecológica da Juréia, é composta de fauna e flora.

youtube - Iguape, uma pequena e encantadora cidadezinha, a sua espera!

Pelo centro de Iguape, o passeio é por casarões históricos dos séculos XVIII e XIV, pela Basílica do Bom Jesus de Iguape que tem uma imagem do santo de mesmo nome esculpida ainda no século XVIII. O centro histórico é tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional desde o ano de 2009.

santuario senhor bom jesus de iguape - Iguape, uma pequena e encantadora cidadezinha, a sua espera!

A gastronomia da cidade leva frutos do mar, eles certamente são encontrados por todos os cantos, em caldeiradas, moquecas e receitas típicas, como a tainha recheada, o bagre cozido com banana verde e o bolinho de marisco branco. Para quem adora artesanato local, o antigo Mercado Municipal é o local certo para encontrar.

festival gastronc3b4mico de tiradentes ostras - Iguape, uma pequena e encantadora cidadezinha, a sua espera!

Já para quem adora um bom trekking, a trilha que leva ao Morro do Espia tem dois belos quilômetros de caminhada em meio a Mata Atlântica, e do Mirante da Pedra Lisa, a vista é de tirar o fôlego, de lá, a vista é panorâmica para Iguape e Ilha Comprida.

via beto bertagna - Iguape, uma pequena e encantadora cidadezinha, a sua espera!

Para quem adora história, a região de Iguape já foi casa dos Homens de Sambaqui, povos muito primitivos, que não conheceram nem o arco e flecha, que viveram por ali antes ainda da chegada dos índios. Sambaqui é o nome dado a grandes montes de ostras e marisco, depositadas ao longo centenas, ou milhares de anos no mesmo lugar, que é considerado um local mágico. Depois disso, índios que viveram ali deram origem a tribo Temiminé, e enterravam seus mortos no Sambaquis. Existiam diversos Sambaquis pela região, o de mais fácil acesso é o sítio arqueológico Benedito Fortes, onde está a Caverna do Ódio.

cronicas de iguape - Iguape, uma pequena e encantadora cidadezinha, a sua espera!

Sambaquis

Até hoje, encontramos vestígios dos grupos indígenas, representados em estratigrafia, com presença de machas de carvão das fogueiras, sambaquis com até 5 mil anos, restos ósseos de peixes e pequenos animais, carapaças de moluscos e crustáceos. Ou seja, para quem quer conhecer mais sobre a história da região, e até mesmo do país, Iguape é um local imperdível.

iguape jureia3 - Iguape, uma pequena e encantadora cidadezinha, a sua espera!

Para quem gosta de belezas históricas e naturais, Iguape é uma cidade a ser colocada no roteiro de visitas! Para quem adora praia, há belas opções do litoral Sul de São Paulo que ficam bem pertinho, como Cananéia.

Site oficial

Conheça mais lugares secretos de São Paulo aqui.

yH5BAEAAAAALAAAAAABAAEAAAIBRAA7 - Iguape, uma pequena e encantadora cidadezinha, a sua espera!
Um projeto que tem a cara de São Paulo 🙂

Leave a Reply

*