No estado de São Paulo não faltam belas cidades, das grandes às pequenas, cada uma delas tem uma história para contar, e a de hoje é Guararema, uma dessas aconchegantes e perfeita para um bate e volta.
O distrito de Luis Carlos é parte da cidade de Guararema, e é desses lugares pequenos, com muita história boa, pessoas que estão por lá há muito tempo, e outros recém-chegados, com cantinhos especiais para passear, comer e fazer compras.
O nome do distrito é também o nome da Estação de trem, inaugurada em novembro de 1914, ambos levam o nome do Doutor Luis Carlos da Fonseca Monteiro de Barros, que foi o chefe do Segundo Distrito Ferroviário da Central do Brasil, além de escritor e poeta. A empresa autorizou a construção da estação para que os imigrantes que povoavam toda a região tivessem como escoar sua produção para São Paulo, Santos e Rio de Janeiro.
Naquele momento, o país crescia e as cidades que tinham estações de trem cresciam junto, enquanto as que não tinham, ficavam para trás. O trecho da linha de férrea que passa por Luis Carlos fica entre Mogi das Cruzes e São José dos Campos, e foi desativado há muitos anos, ficando abandonado até meados de 2010.
O restauro ficou a cargo da Prefeitura de Guararema, que também restaurou mais 22 construções, fachada e interior. Além da Igreja de São Lourenço, que é parte da história do povoado.
As casas restauradas agora abrigam comércios, lojas e restaurantes com as características arquitetônicas preservadas, que evidenciam toda a formação do bairro e como as pessoas se organizavam por volta de 1920. O cineasta e ator Mazzaropi filmou vários de seus filmes na vila de Luis Carlos, e o Luis Carlos da Fonseca Monteiro de Barros, que dá nome ao distrito, ocupou a cadeira 18 da Academia Brasileira de Letras, e publicou 4 livros.
Após a revitalização, Luis Carlos atualmente aposta no turismo, e por isso, está sempre pronta para nos receber bem! É um lugar encantador, distante apenas 79 quilômetros de São Paulo, como é pequeno, um dia para bate e volta é suficiente para aproveitar tudo que a vila oferece.
Há diversas opções gastronômicas, incluindo opções veganas no Santo sem Glúten, que tem pratos simplesmente deliciosos, até para quem não tem restrições, ou nunca provou refeições sem glúten. Tudo por lá é uma delícia, e tem até cerveja sem glúten.
Além disso, também há lojinhas para comprar souvenires, é possível encontrar bastante coisa de artesanato local e espaços dedicados a mostra e venda de trabalhos realizados por ONGs. Visitar a Igreja de São Lourenço também vale a pena, é bem pequena é bonitinha.
Para quem quer realmente conhecer a ferrovia, o mais legal é ir até Luis Carlos de Maria Fumaça! Aos finais de semana, ela sai de Guararema e vai até a Estação Luis Carlos, em geral, há uma saída pela manhã e outra à tarde. O passeio tem duas horas de duração, com parada em Luis Carlos para conhecer o local.
Serviço:
Passeio de Maria Fumaça: www.tremdeguararema.com.br/informacoes
Conheça mais dicas de São Paulo aqui