ATENÇÃO: INFELIZMENTE AS VISITAS AO MARTINELLI ESTÃO SUSPENSAS POR TEMPO INDETERMINADO!
É praticamente impossível passar pelo cruzamento da Avenida São João com a Rua São Bento, no Centro Histórico, e não notar o imponente Edifício Martinelli, o primeiro arranha-céu da capital paulista. Construído na até então área mais nobre da cidade, este edifício é vizinho de pontos famosos como o Edifício Altino Arantes – O Banespão -, o Mosteiro de São Bento e o Vale do Anhangabaú. Mas o que pouca gente sabe é que é possível subir no terraço do prédio e ter uma linda visão da cidade.
Há cinco anos, o Martinelli conta com um programa de visitas que possibilita a turistas e cidadãos apreciar a cidade sob uma altura de mais de 100m, em um terraço de 1.200m² de área livre, de onde é possível observar a cidade em 360º e contemplar alguns pontos importantes, entre eles a Catedral da Sé, Mercado Municipal, além dos edifícios Copan e Itália.
As visitas ocorrem de segunda a sexta, das 9h30 às 11h30 e das 14h às 16h, gratuitamente, na entrada da Avenida São João, 35, a entrada principal do edifício e a utilizada por Giuseppe Martinelli, idealizador e financiador da obra, e sua família enquanto enquanto moradores. Não é necessário agendar, exceto em casos de grupos acima de 15 pessoas (através deste link). Exclusivamente nas visitas de 14h30 e 16h, Edson Cabral, coordenador do programa de visitas, reúne os visitantes para contar sobre a história do edifício, bem como a de Giuseppe, além de outros fatos interessantes. Vale a pena!
História
O Edifício Martinelli foi construído entre 1922 e 1934 e projetado pelo arquiteto húngaro William Fillinger, da Academia de Belas Artes de Viena, e tendo como mentor Giuseppe Martinelli, um imigrante italiano que prosperou e conquistou um grande patrimônio em São Paulo. Martinelli tinha a intenção de construir o prédio mais alto da América Latina e desde o início da construção, cujo projeto inicial previa um prédio com 12 andares. No decorrer da construção, o projeto inicial sofreu algumas alterações, até chegar ao seu projeto final, onde foram levantados 25 andares e no topo do prédio a casa de Martinelli, com mais 5 andares, totalizando 30 pavimentos. Durante 13 anos, o Martinelli ostentou o posto de maior edifício da América Latina.
Durante a construção, Martinelli sofreu perseguição dos moradores do bairro e da própria prefeitura, pelo fato de seu edifício alcançar números expressivos para a época, afinal era mais comum os prédios da época terem, no máximo 5 andares, com algumas exceções. A obra chegou a ser paralisada, até que Martinelli comprovou, através de uma série de documentos, que a obra era segura o suficiente, tanto que sua própria casa seria no terraço do edifício.
Foto de destaque via inspiradonas.com.br
Marcelo Miney
Heitor
Precisamos quitar essa visita em breve heim?!
Tb acho só me enrola!!!
Nunca que eu te enrolo… 😉
Grazi Piqui vms
Vamoo
Olha Amanda Madoenho
Obaaa
Neusa Alves
Esse é o edifício mais lindo da cidade.
Esse é o edifício mais lindo da cidade.
Esse é o edifício mais lindo da cidade.
Paulo
Leticia Almeida eu queroooooo
Leticia Almeida eu queroooooo
Marcella Nunes
Valeria Guarnieri, vamos?
É só marcar. Que lindo…
Marcelo Barrinuevo Orcioulo quem sabe um dia? Quem sabe no meu prox aniversario?
No próximo ano bissexto
A vista de lá de cima é incrível, vale a pena visitar
Juliana Martins bora!
Boraaa!!! ???
I Love SP
Se for aberto no sábado, vou tirar um final de semana para conhecer, caso contrário, irei nas minhas férias.
Se for aberto no sábado, vou tirar um final de semana para conhecer, caso contrário, irei nas minhas férias.
As visitas aos sábados não estão mais acontecendo.
Obrigada pela informação Allan. Já que é assim, ficará para as férias.
Rosana Santos vamos?
Sera q funciona nesta sexta feriado?aí eu posso d boas
Vou pesquisar…
Acho q posso na quinta d manha tbm