A cidade de São Paulo é quase um mundo à parte. Quem busca diversão, estará no lugar certo. A cada ano, a cidade conta com novos bares que oferecem opções variadas para todos os gostos. Há, porém, estabelecimentos que já há décadas oferecem o que há de melhor para cativar a boemia local, firmando-se como os bares mais tradicionais de São Paulo.
Conheça os mais antigos
O Bar do Mané vem desde 1933 oferecendo um ambiente descontraído e acolhedor. Localizado no Mercado Municipal e comandado por Manoel Cardoso Loureiro, filho de um dos fundadores, o Bar do Mané trabalha com produtos que conquistaram os clientes nos últimos 15 anos, como o tradicional Sanduíche de Mortadela. Outras opções de bastante sucesso são os sanduíches de peito de peru, salame e tender, além do Bolinho de Mortadela. Todo são muito bem recheados.
Tendo como diferencial sua decoração rústica, com garrafas de bebidas nas prateleiras e canecas de chopes penduradas pelo estabelecimento, o Bar Léo está em funcionamento desde 1940 no centro de São Paulo. O estabelecimento tem capacidade para 70 pessoas, mas isso não é um problema para os clientes que gostam de ficar confraternizando em pé mesmo ao redor do balcão; sem contar com o ambiente externo, que também recebe a clientela. O cardápio traz diferentes tipos de canapés, porções de frios e sanduíches. Para acompanhar as iguarias gastronômicas, o Bar Léo conta com um tradicional e saboroso Chope.
Fundado em 1942 pelo imigrante lituano Vitautas Tunellis, o “Vito”, o Bar do Vito se destaca pela decoração de um verdadeiro boteco repleto de referências da ex-República Soviética. Situado na Zona Leste, alguns dos petiscos que compõem o cardápio são a geleia de carne de porco e de vaca guarnecida de mostarda escura e pão francês, além do que é um dos mais adorados pelos frequentadores do bar, o bolinho de carne. Como diferencial, a clientela pode se divertir nas mesas de jogos com cartas, dominó e sinuca. Boa comida e opções de entretenimento: o que seria melhor para um happy hour?
Em 1959, Elidio Raimondi fundou o Elidio Bar. Localizado na Mooca, foi o primeiro a contar com um balcão de acepipes, com mais de cem itens disponíveis para a clientela. Hoje, o bar é comandado pelas três filhas do falecido fundador, que se dedicam com o mesmo empenho e cuidam dos detalhes tal como aprenderam com o pai. A peculiar decoração do estabelecimento conta com mais de 40 camisas de times autografadas, a maioria delas por Pelé. Aos amantes da feijoada, não deixem de frequentar o bar nas quartas, aos sábados e domingos, quando esta iguaria é servida.
Localizado na Lapa, o Aperitivos Valadares vem desde 1962 sendo comandado por Luis Adelino Netto. O tradicional bar Valadares conta com um ambiente simples e aconchegante, com mesas dispostas dentro e fora do estabelecimento. O cardápio conta com lanches, porções, petiscos, batidas de frutas, caipirinhas e, claro, cerveja bem gelada. A casa também conta com uma extensão, a Lanchonete Valadares, ambiente propício para quem busca um cardápio recheado de delícias.
Desde 1964, localizado no bairro do Tatuapé, o Bar do Berinjela é montado numa casa com paredes pintadas da cor de berinjela. Não só isso como o que inspirou o nome do estabelecimento foi o carro-chefe da casa, a Berinjela à Parmegiana. Vencedor do concurso Comida di Buteco 2013, o cardápio do bar também conta com variados pratos, porções, aperitivos, petiscos – com destaque para o Surpresa do Berinjela, um bolinho de berinjela com linguiça refogado e parmesão em cubos. E, claro, como não pode faltar num bar, há cervejas de garrafas e outros drinks que acompanham as iguarias culinárias.
Em 1967, os amigos Leopoldo Urban e Emílio Noronha abriram o bar Amigo Leal, seguindo a tradição das choperias alemãs com um toque brasileiro. O cardápio conta tanto com pratos típicos da Alemanha, como o Chucrute, o Eisben e o Kassier, quanto com tradicionais pastéis com recheios de queijo minas, bacalhau, carne de sol e de camarão.
Classicos !
Conheço o Bar Léo
Alê Massad
Dica Renata Oliveira
Pow, e esqueceram do Caneca de Prata, de 1949, só por que é bar de viado?
Sua mensagem poderia ter parado na metade né amigo? :/
Poderia sim. Mas por que esqueceram o Caneca? Eu não sou nada politicamente correto – odeio isso, aliás – mas a cidade é o que é, e esquecer um bar numa avenida dos anos 30 é um acinte… A cidade é o que é. Infelizmente, mas é.
Seria mais fácil apenas ter sugerido o local, como muitos dos que nos acompanham fazem para ajudar no projeto. Afinal, nossa proposta é mostrar a cidade e trazer dicas para que todos possam conhecer a cidade com o que ela tem de melhor. Obrigado pela dica, assim podemos melhorar sempre?
onde estão os endereços?
faltou citar os endereços!
Vamos atualizar hoje ? Obrigado pela dica
Esqueceu do Bar do Hugo na Pedroso Alvarenga……mais antigo de que todos aí ….