Festival recebeu mais de 2.700 inscrições de cerca de 30 países incluindo EUA, Austrália, Malásia e Japão.
Demorou, mas chegou o tão aguardado presente de aniversário da Mermeleia (www.mermeleia.com.br): oCertificate of Merit do Delemain Marmalade Festival – Home of the World’s Original Marmalade Awards”, um dos principais concursos de geleias do mundo, realizado anualmente em Penrith (Cumbria, norte da Inglaterra). O anúncio da premiação aconteceu em 17/03, mas o certificado aterrissou na Casa Mermeleia somente na última sexta-feira (11). A Mermeleia de Cambuci concorreu na categoria “para acompanhar peixe” e foi a primeira geleia brasileira a conquistar uma premiação nessa prestigiada competição, o que encheu de orgulho e alegria o chileno Mauro Concha (37) e o brasileiro Thiago Henrique (33), criadores da marca que completou 4 anos no dia 1º de abril. “Há tempos paquerávamos esse concurso, pois queríamos o retorno de uma competição de alto nível, e este ano decidimos nos inscrever”, conta Thiago. “Ser uma empresa tão nova e pequena e já ter o reconhecimento internacional como o do Marmalade Awards, com seu júri rigoroso, nos dá a certeza de estarmos no caminho certo na busca pela excelência”, completa Mauro.
A geleia de cambuci tem sabor acentuado, predominantemente cítrico, e textura cremosa, pois a fruta se desfaz durante o processo de cocção. No cardápio da Mermeleia desde junho do ano passado, são comercializados cerca de 150 potes mensais, o que corresponde a aproximadamente 10% da produção total da empresa. “A categoria em que decidimos nos inscrever – acompanhar peixe – pedia um sabor cítrico, e decidimos enviar a de cambuci por harmonizar perfeitamente com qualquer pescado, e também por ser uma fruta brasileira, símbolo da cidade em que moramos”, explica Mauro: “Se você quiser surpreender, sirva um peixe com a Mermeleia de Cambuci, que também vai muito bem com queijos leves, sorvete de creme e até mesmo como recheio de bolo”. A geleia pode ser adquirida em vários pontos de venda espalhados pelo país ou no site da marca por R$25,00.
O nome da fruta vem do tupi-guarani Kãmu-si, pote de cerâmica utilizado para beber água, cujo formato é bem semelhante à fruta, que também lembra um disco voador. De acordo com o site Árvores de São Paulo (https://arvoresdesaopaulo.
Oficinas de geleias artesanais – O sucesso da Mermeleia levou os empreendedores a abrir outra frente de trabalho: oficinas de geleias. Desde 2016, mais de 400 pessoas já participaram da atividade em várias cidades do país como São Paulo (SP), Goiânia (GO), Curitiba (PR), Belo Horizonte (MG), Campo Grande (MS), Rio de Janeiro (RJ) e Brasília (DF). E a próxima cidade a receber Mauro e Thiago para mais uma oficina é Belém (PA): dia 16/05, às 15h, na Camicado do Boulevard Shopping de Belém. Para inscrições e informações detalhadas sobre as oficinas é só enviar um e-mail para contato@mermeleia.com.br. E para ficar sempre por dentro das oficinas, cursos, eventos e novos sabores siga: @Mermeleia e FB:geleiascaseiras
História resumida da Mermeleia
Durante a infância na Patagônia Chilena, Mauro via sua avó fazendo geleias. De vez em quando ela o deixava mexer a mistura, mas nunca deu nenhuma aula sobre como fazer a guloseima. E o garoto nunca pensou que um dia faria geleias profissionalmente. Já no Brasil, para onde veio em 2010, teve alguns empreendimentos com Thiago. Primeiro fizeram sucos naturais, quando aprenderam muito sobre frutas. Depois uma amiga abriu um espaço cultural e os convidou para montar um bar. Para não ser “mais um bar”, eles começaram a oferecer ceviche, Pisco Sour e outros pratos e bebidas da gastronomia latina. Surgiu então a ideia de criar uma sobremesa e pensaram em uma releitura do Romeu e Julieta – queijo com geleia. Mas como não encontraram uma que os satisfizesse, resolveram produzir o próprio doce, que os clientes passaram a encomendar.
Em 2013, o espaço cultural fechou e os rapazes tiveram a ideia de desmontar a sala do apartamento uma vez por mês, montar um bar, e convidar os amigos para uma “Noite Chilena”. Mais de 90 pessoas apareceram ao primeiro evento que tinha como sobremesa queijo com geleia. E o que aconteceu? Os convidados queriam levar as geleias para casa. Tal sucesso levou Thiago a criar uma página com as geleias no Facebook e pedir aos amigos para divulgar. Pouco tempo depois, já em 2014, a Flávia Queiroz (@Noiva Ansiosa) pediu 30 unidades da geleia pequena para um chá de cozinha em troca de uma publicação em seu blog, e a partir daquele post chegaram muitos e muitos pedidos de noivas. O próximo passo foi participar de um evento, o Bazar Que tal Hostel, para onde levaram 50 potes achando que era demais e voltaram com apenas 4. Foi ali que perceberam que as geleias poderiam ser o negócio da vida deles e resolveram se dedicar a isso – vale ressaltar que os geleieiros, como gostam de ser chamados, não são chefs: Mauro é formado em dança e Thiago, em artes cênicas.
A dupla já criou mais de 90 sabores, todos aprovados pelos clientes, misturando frutas, legumes, chás, bebidas alcoólicas, ervas e especiarias: entre as campeãs de vendas estão as de cambuci, cebola roxa com Cabernet Sauvignon, manga com maracujá, alho negro, banana com chocolate, e abacaxi com gengibre. E quem pensa que basta juntar frutas com açúcar e colocar no fogo para obter uma bela geleia está muito enganado. Para garantir a qualidade de cada pote de MEЯMELƎIA que produzem, eles utilizam diversos equipamentos e instrumentos, e ressaltam que precisam estar atentos ao pH (acidez), ponto, textura, cor, presença de frutas, quantidade de açúcar e intensidade da chama que vai cozinhar a mistura
A que eles creditam o sucesso da Mermeleia em uma palavra? À persistência!