São Paulo conta com diversos espaços preparados para receber eventos culturais e esportivos importantes. Mas um deles costuma concentrar os dois, além de ser um dos símbolos da capital paulista: o Ginásio do Ibirapuera.
Inaugurado em janeiro de 1957, com o nome de Ginásio Estadual Geraldo José de Almeida, o local já recebeu diversos artistas consagrados da música popular brasileira, como Tom Jobim, Chico Buarque, Milton Nascimento, Gal Costa e até mesmo o “Rei” Roberto Carlos.
A música sempre foi bem acolhida no famoso ginásio, que, aliás, é bastante democrático. Afinal, ainda entre os artistas brasileiros, por ali passaram Legião Urbana, Titãs, Racionais MCs, Michel Teló, entre outros.
Mas astros e bandas internacionais, dos mais variados gêneros, também já se apresentaram no local. A lista é enorme e inclui os pesos-pesados Rolling Stones, Van Halen, Metallica, Public Enemy e Bob Dylan.
Julio Iglesias, Lionel Richie e André Rieu, o “artista pop” da música erudita, são outros nomes que já estiveram no histórico espaço paulistano.
Esse cardápio musical bastante heterogêneo mostra que a diversidade sempre foi respeitada no Ginásio do Ibirapuera, e públicos de todos os estilos já tiveram a chance de ir até lá para ver seus artistas favoritos .
Eventos esportivos são sucesso garantido
Se o Ginásio do Ibirapuera sempre foi um amigo da cultura, quando se trata de esporte, ele também tem contribuições importantes.
Recentemente, aliás, em novembro de 2023, o espaço recebeu o UFC Fight Night 231, um evento que sempre mobiliza milhões de fãs de artes marciais e movimenta o mercado de aposta no MMA.
Também neste fim de ano, o Ginásio do Ibirapuera foi palco de um evento da Street League Skateboarding (SLS), com participação dos brasileiros Giovanni Vianna e Rayssa Leal, que conquistaram o título mundial na modalidade street.
Mas os eventos esportivos no Ginásio do Ibirapuera não começaram agora. Ao longo dos anos, o espaço já abrigou jogos das mais diversas modalidades, como basquete, futsal, vôlei e tênis.
Lendas do esporte, como Roger Federer e Rafael Nadal, desfilaram todo o seu talento nas quadras do ginásio, presenteando o público presente e transformando o local em um dos templos esportivos de São Paulo.
Foco no entretenimento
O Ginásio do Ibirapuera também tem investido em eventos de entretenimento. É o caso, por exemplo, do TikTok Awards, que acontece agora em dezembro.
Mas o espaço ainda recebe a São Paulo Oktoberfest, uma versão local da tradicional festa alemã, além de sediar eventos gamers e diversas outras atrações.
Não é à toa, portanto, que o Ginásio do Ibirapuera é um dos locais mais amados pelos paulistanos, e que melhor representa a diversidade cultural da maior cidade brasileira.
Se depender deste titã paulistano, o esporte, a cultura e o entretenimento terão sempre um local para poder se abrigar.