CULTURACURIOSIDADESDICASGASTRONOMIA

120 anos de tradição em uma padaria bem italiana!

São Paulo tem muitas padarias com muita história para contar, lugares históricos, receitas tradicionais, produtos que enchem os olhos, aguçam o olfato e que tem sabores para paladar nenhum botar defeito!

lugarzinho - 120 anos de tradição em uma padaria bem italiana!

Hoje, contaremos a história de uma padaria muito especial para a cidade de São Paulo, a Padaria 14 de julho, que deu nome até a rua onde está, e foi fundada em 1897 por Rafaelli Franciulli, nascido em Santa Maria di Castelbate, mecânico, chegou ao Brasil em meados de 1894, uma época em que carros, e portanto mecânica ainda não tinham grande mercado por aqui.

veja 2 - 120 anos de tradição em uma padaria bem italiana!

Considerando o fator do mercado, e também a saudade que Rafaelli sentia de sua terra natal, especialmente das iguarias culinárias, ele começou a produzir pães, comprados pela vizinhança, também de origem italiana. O sucesso foi tamanho, que em 1897 a Padaria 14 de Julho foi inaugurada, e até hoje, ela está no mesmo prédio, um espaço pequeno e acolhedor, em meio a pães, linguiças, antepastos e muito mais.

folh - 120 anos de tradição em uma padaria bem italiana!

Um dos toques super especiais da Padaria 14 Julho, é o fermento vivo da Itália, item que não chegava ao Brasil durante o período em que foi governado por Getúlio Vargas. Wilson, filho de Rafaelli, se recusou a produzir pães e chegou a ser preso, como um anti-patriota, pois não utilizou outro produto na fabricação de seus deliciosos pães. Um acidente fez com que Wilson Franciulli perdesse um braço, e a família decidiu vender a padaria. Alexandre Franciulli, neto de Rafaelli e filho de Wilson, é quem comanda a padaria atualmente, que voltou para a família muitos anos depois.

2kekanto - 120 anos de tradição em uma padaria bem italiana!

Mesmo num espaço pequeno, a Padaria 14 de Julho tem de tudo um pouco, uma verdadeira infinidade de queijos, linguiças, vinhos, antepastos, pães recheados, doces, massas, e é claro, o autêntico e verdadeiro, pão italiano. Como uma boa casa italiana, como é exigência da colônia, tudo está ao alcance dos olhos e também das mãos.

trip 4 - 120 anos de tradição em uma padaria bem italiana!

Na mesma calçada, há também a Cantina 14 de Julho, dos mesmos proprietários da padaria. A Cantina veio como um espaço para que possamos nos sentar e degustar as delícias, além da farta mesa de antepastos, há rodízio de massas, e diversos pratos com carnes e tudo mais que se tem direito, num ambiente aconchegante e climatizado.

kekanto 1 - 120 anos de tradição em uma padaria bem italiana!

As massas que degustamos na Cantina também estão a venda, em porções congeladas na Padaria! Aproveite e experimente um pouco de tudo.

0lugarzinho - 120 anos de tradição em uma padaria bem italiana!

Conhecer, visitar e frequentar a Padaria 14 de Julho, nos tras além de produtos de qualidade, super saborosos, um que a mais, um fator histórico que tem tudo a haver com a nossa cidade.

Serviço:
Endereço: Rua 14 de Julho, 76 – Bixiga
Telefone: 11 3105-3215
Site: www.14dejulho.com.br

Foto de destaque: Gustavo Lourencao

Conheça deliciosas padarias aqui.

Compartilhe!
Thais Brandão
the authorThais Brandão
Marketeira de formação e apaixonada por São Paulo de coração! Gosto muito de boa gastronomia, de experimentar comidas diferentes e também de conhecer a cultura da cidade, sou curiosa e me encanto com tudo que é belo. Morando no interior do estado com meu marido, adoramos visitar a cidade de São Paulo e explorar todos os seus cantos.

1 comentário

Deixe uma resposta