RAPIDINHAS

Novos sabores no mundo do vinho, #1

A Exponivis, feira do mercado vitivinicultor, aconteceu em São Paulo e agitou o mundo do vinho, muita gente veio conferir as novidades, reencontrar amigos e fechar negócios.  Em meio aos palestrantes, sommelier, enólogos e expositores, separamos alguns produtores, que estão vindo pela primeira vez ao mercado brasileiro, e conversamos também com alguns produtores, lojistas, e importadores, veteranos do mercado nacional para entender melhor o que a feira representa e por que vale a pena investir no mercado nacional.

A Argentina foi uma presença forte na feira, além das associações de promoção que divulgam a feira no país Hermano, alguns nomes que já estão no mercado nacional vieram calibrar suas apostas no nosso país.

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Bodega Barberis, a vinícola da Região de Mendoza veio para ficar, já presente no mercado nacional, há alguns anos, com representação exclusiva da importadora Bodegas, a Barberis veio com sua linha completa de vinhos para todas as ocasiões.  Uma conversa rápida com Adrian Barberis presidente do grupo, nos revelou um pouco da história da vinícola apesar de uma trajetória que remonta ao final do século 19, o lançamento da Barberis se dá no ano de 1965, quando o Don Humberto Barberis compra seu primeiro vinhedo e inicia a produção de uvas que a princípio abastecem outras vinícolas. A partir de então adquirindo experiência a Barberis foca a sua produção em vinho de alta qualidade. Para Adrian Barberis, o segredo na qualidade de seus vinhos está no carinho e cuidado constante dos seus vinhedos, bem como na busca pela tecnologia e pelo diálogo com o seu público consumidor, o que fez com ele pessoalmente viesse a feira para conversar com quem tivesse interesse nos seus vinhos. Para Adrian fazer vinhos de alta qualidade é algo familiar, pois uma vez que o produtor se acostuma a zelar pela qualidade em todas as etapas que envolvem o processo do vinho, desde a poda da parreira até a distribuição das garrafas, torna-se impossível tratar o seu produto com descaso, para ele existe uma relação de amor e carinho que se reflete na qualidade dos seus produtos. www.familiabarberis.com

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Jasmine Monet; Foto Divulgação

Grupo Monet, com uma grande trajetória na Argentina, o grupo veio para o Brasil com a aposta na linha Jasmine Monet, o Luxury Premium Organic Champagne, a proposta é apresentar uma linha de espumantes premium com alta qualidade e orgânica, veio com uma estética focada no público jovem, mas com qualidade premium para o público adulto. A linha apresenta as versões Extra Brut, Rosé, e White, a qualidade do espumante é reforçada pelo cuidado com a imagem, pois para o Grupo não basta apenas focar no Marketing o produto tem de estar de acordo ou mesmo acima das expectativas.  O Grupo está em Mendoza Ar, e possui outras linhas como a Empire Mendoza a Caminate de los Mundos e a Bodega Cavas Andinas. www.jasminemonet.com

Portugal, também marcou uma presença forte na feira, os expositores lusitanos vieram animados com o nosso mercado consumidor, falando em números macro o consumo de vinhos cresceu muito no Brasil, embora os números do consumo per capita ainda sejam um pouco modestos se comparados com outros mercados. O vinho português sofre uma renovação dentro e fora de Portugal, e esta feira mostrou o que os Portugueses tem de melhor, a posta foram os vinhos de entrada mais acessíveis ao grande público de estrutura mais simples, e linguagem menos complexa, mas sem perdem em absoluto a qualidade.

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Manuel Costa&Filhos, foto; Manuel Costa&Filhos

Manuel Costa & Filhos, vinícola com 25 anos de história entra na sua terceira geração de empreendedores, apostando sempre em inovação, o carro chefe é o Vinho Verde. Para João Costa, responsável pela expansão da marca rumo a novos mercados, o momento é de busca do novo, novos mercados, novas linguagens, novos consumidores, para ele o frescor, os aromas frutados e leves do seu vinho combinam perfeitamente com o clima e o modo de ser do brasileiro, que busca algo leve e refrescante para o dia a dia. A aposta da marca é focar no consumidor jovem, mas que busca qualidade no que consome. Para João o vinho é uma descoberta, e quando perguntado sobre o mercado consumidor ele diz que tanto no Brasil como em Portugal, muita gente não conhece o vinho, não sabe do que se trata, então não se pode apenas apostar na tradição, é preciso ir a campo divulgar e mostrar o produto.  www.vinhosmcf.pt

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foto: Valle de Passos

Quinta Valle de Passos, a propriedade está situada no norte de Portugal na Região de Trás-os-Montes, segundo Carla Correia uma região de alto potencial, mas ainda adormecida, para Carla o vinho português tem uma fama equivocada no Brasil, não somos apenas Vinho Porto, a nossa vinícola é planta com mais de 50 anos de idade e ainda assim produzimos vinhos jovens. Carla Correia e Lourdes Braz comandam a vinícola que vem ao Brasil com dois vinhos frescos aromáticos e jovens, para elas ideias para o clima do Brasil e a proposta de um bom vinho para acompanhar o dia a dia. O solo da região de xisto e as altitudes médias entre 220 e 600m de altitude fazem o trabalho. Para Carla os momentos de crise são passageiros, e sem em momentos de crise as pessoas cortam gastos, o paladar se apura e se busca o que é bom nos pequenos prazeres do dia a dia, se as pessoas diminuem as idas aos restaurantes, passam a comer mais em casa, e ali nossos vinhos estarão acompanhando o cliente no seu dia a dia. Para Carla otimismo e bom vinho combinam a todo momento. www.facebook.com/qvpwines/

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Fabrizio Naturalli
Formado em panificação e confeitaria, trabalhei como confeiteiro em navios de cruzeiro por 4 anos. Conheci o mundo e vi que o mundo está em São Paulo. Voltei a capital, fiz uma pós em gestão de de negócios da gastronomia e atualmente concluo a pós em gestão de pessoas. Sou apaixonado pela cidade e tudo o que ela oferece.Fabrizio também é dono da página Gastronomia do seu jeito.

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