São Bento do Sapucaí, uma cidade gostosa, na Serra da Mantiqueira está te esperando! Com diversos atrativos naturais, um prato cheio para quem gosta de aventura, e também, para quem busca um clima bem romântico, desses que encontramos pelo interior, pelas cidades com clima mais friozinho.
A cidade é São Bento do Sapucaí, uma estância climática, distante somente 175 quilômetros da capital, São Paulo, e há 45 quilômetros de Campos do Jordão. O clima é bem parecido com Campos, cidade famosa pelo friozinho, especialmente no inverno. São Bento do Sapucaí é um dos pontos mais altos do estado.
Uma cidade pequena, acolhedora e com muitos atrativos naturais e lindos. O complexo do Baú é certamente o ponto que atrai mais turistas. São três montanhas de pedra, o Bauzinho, a Pedra do Baú e a Ana Chata. É um lugar perfeito para trilhas em meio a mata nativa, e muita aventura, como escaldas e paraglider.
O complexo do Baú é um Monumento Natural Estadual, mesmo recebendo muitos turistas, o local é bem preservado, cuidado para que todos nós tenhamos uma experiência única ao subir pelas rochas e mata, vendo e aproveitando as cachoeiras do caminho.
A Pedra do Baú é o principal ponto turístico da cidade, a vista é fantástica, e é possível praticar paraglider, asa delta, rapel e muitas trilhas. O percurso é de 4 quilômetros, com alguns pontos mais fáceis e outros mais difíceis, feito em mais ou menos 3 horas.
A Ana Chata fica entre a Pedra do Baú e o Bauzinho, é a trilha mais procurada pelos amantes do trekking, pois tem muitas inclinações em meio a mata nativa. Há pelo caminho um labirinto que leva até uma gruta escura, de onde as alguns partem para escaladas.
Já o Bauzinho fica a 470 metros de altura, o caminho é feito por uma trilha bem fácil, e em mais ou menos 30 minutos, é possível chegar ao local.
Pelas trilhas, encontramos algumas cachoeiras, as mais famosas são a dos Amores, cercada de mata nativa, a do Toldi, que tem a maior queda d´águia de São Bento do Sapucaí, 20 lindos metros que podem ser vistos de longe, mas que fica dentro uma área particular. E Tobogã, perfeito para nos refrescarmos em dias mais quentes.
A Pedra da Divisa, fica na fronteira entre São Paulo e Minas Gerais, é necessário pedir permissão para escalar, mas a vista panorâmica para a Serra da Mantiqueira, vale cada pedacinho da subida. Já a Pedra da Balança, tem trilhas para chegar ao topo, e lá de cima, vemos a cidade de São Bento do Sapucaí, a Pedra do Baú e a Serra da Mantiqueira.
Além de todos os atrativos naturais, São Bento do Sapucaí tem muito mais! Há igrejas históricas para conhecer, a matriz foi inaugurada em 1916 e sua obra levou mais de 50 anos, ela foi construída por escravos. Também tem muita cultura regional.
A cidade é muito conhecida pelo Bloco do Zé Pereira, com uma família de bonecos gigantes, e reúne e agita muitos turistas para o carnaval. A Capelinha em Mosaico é uma atração à parte, super bonitinha, vale muito a pena ver.
São Bento do Sapucaí também tem artesanato! Ditinho Joana é um artesão muito famoso, vale a pena conhecer seu trabalho, ele é o ícone da cidade e tem peças reconhecidas mundialmente, feitas em madeira. Para comer, São Bento do Sapucaí é desses cantinhos que tem comida que parece de casa, você vai encontrar muita comida mineira, servida em self-service no fogão de lenha, uma delícia!
Agora que você já tem várias dicas, aproveite um final de semana super agradável em São Bento do Sapucaí.
Foto de destaque via viagensporai.com.br e www.muitaviagem.com.br
Conheça mais lugares interessantes próximos a São Paulo aqui.