CULTURACURIOSIDADESDICASLUGARES SECRETOS

A casa das caldeiras de São Paulo

É impossível passar pelo bairro Água Branca e não notar a Casa das Caldeiras, com sua imponência, e visual tão diferente de todo o resto do bairro, é natural que paremos para prestar atenção, mesmo que passando de carro, alguns segundos são sempre dedicados à suas linhas arquitetônicas.

casa das caldeiras2 - A casa das caldeiras de São Paulo

O edifício que vemos até hoje é de 1920, ele foi construído para abrigar as enormes caldeiras que produziam energia para todo o parque industrial do Conde Francesco Matarazzo. Ainda hoje ouvimos falar sobre as Indústrias Matarazzo, e naquela época, eram das mais importantes da cidade.

casa das caldeiras4 - A casa das caldeiras de São Paulo

Privilegiados pelas linhas férreas da época, que tornavam tanto o abastecimento das fábricas quanto o escoamento da produção muito mais ágil e barato, as Indústrias Reunidas Francisco Matarazzo fabricavam sabonetes, óleo vegetal, álcool, vela, também tinham sacarias, mecânica e fundição.

O prédio da Casa das Caldeiras foi tombado em 1986 tanto pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico Arqueológico, Artístico e Turístico – CONDEPHAAT, quanto pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN e foi restaurado entre os anos de 1998 e 1999.

casa das caldeiras3 - A casa das caldeiras de São Paulo

O espaço é de alvenaria de tijolos aparentes, tem três enormes chaminés, que chamam a atenção de todos que passam pelo bairro, e um pé direito muito alto, construído para abrigar caldeiras imensas, que hoje, mais parecem belas esculturas contando histórias de tempos anteriores.

Atualmente a Casa das Caldeiras ganhou um novo propósito, além de ser palco de shows, festas privadas, eventos sociais, artísticos, culturais e institucionais, ela abriga diversos outros projetos que promovem ocupação do espaço e gera cultura para a sociedade.

casa das caldeiras6 - A casa das caldeiras de São Paulo

Desde 2005 contamos com a ACCC, Associação Cultural Casa das Caldeiras, que gera uma energia muito importante para a cidade de São Paulo, a energia cultural, artística e social! Ela implanta e desenvolve ocupações de arte e cultura na Casa das Caldeiras, além de valorizar o patrimônio histórico.

Todos os domingos a Casa das Caldeiras abre as portas gratuitamente para o projeto “Todo Domingo”, onde é possível encontrar expressões da comunidade, atividades lúdicas, exposições, performances, seminários, palestras, rodas de conversa, oficinas, projeção de documentários independentes, e tudo mais que se encaixe ao local, é sempre bom consultar a programação para saber o que irá encontrar por lá.

casa das caldeiras5 - A casa das caldeiras de São Paulo

Há também projetos de residência artística, em parceria com a Secretaria de Cultura da cidade de São Paulo. Se você é artista e busca por algum tipo de ajuda ou incentivo, vale a pena conferir o edital, que é anual. E para todos, vale a pena conferir de perto essa importante e histórica construção de São Paulo, que gera cultura como energia.

Serviço:
Endereço:  Avenida Francisco Matarazzo, 2000 – Água Branca
Telefone: (011)3873-6696
Site Oficial

Compartilhe!
Redação SP City
Um projeto que tem a cara de São Paulo :)

2 Comentários

Deixe uma resposta