Localizada em as cidades de Peruíbe e Mongaguá, na baixada santista, Itanhaém é a segunda cidade mais antiga do estado. O local preserva lindas praias, com cenários rochosos e mar azul.
Também possui atrações diversificadas, atraindo turistas de diversas regiões do país e de diferentes estilos.
A cidade está localizada a cerca de 100 km de São Paulo é um ótimo destino para quem quer dar aquela fugidinha e curtir um final de semana na praia. O seu nome vem do tupi, que significa “pedra que canta”, ou “pedra que chora”. O que é muito característico, já que sua orla possui diversas pedras que emitem um maravilhoso som ao se encontrar com o mar.
O que fazer em Itanhaém?
A grande atração de Itanhaém são suas praias, porém, a cidade oferece muitos outros atrativos, que vão desde passeios históricos até passeios religiosos. Confira:
Visite o Morro de Paranambuco
O Morro de Paranambuco é parada obrigatória para quem visita a cidade. Do alto do morro é possível ter um visão privilegiada do mar e das praias, oferecendo ao visitante um cenário deslumbrante. O local possui um fácil acessando, podendo chegar até la de carro ou até mesmo a pé.
De lá, também é possível avistar os painéis de Anchieta. Esse painéis contam a história de José de Anchieta e foram pintados nos reservatórios d’água.
Conheça a Cama de Anchieta
A Cama de Anchieta é uma formação rochosa, com a superfície lisa, assemelhando-se a uma cama, onde dizem que José de Anchieta adorava passar as tardes, contemplando a vista e compondo seus poemas.
Para ter acesso à pedra, foi construído uma grande passarela de madeira sustentável e ecológica. O caminho da passarela já presenteia o visitante com uma lista vista do mar e de suas rochas.
Para chegar até lá, só seguir pela Rua da Enseada, pertinho do Morro de Paranambuco.
Passe uma tarde pelo Centro Histórico de Itanhaém
Como a cidade de Itanhém é histórica, o seu centro preserva diversas construções datadas de séculos passados. Em uma visita ao centro de histórico de Itanhaém, você pode encontrar casarões do período colonial, a igreja matriz, o casarão do convento e muito mais.
Na Pinacoteca Municipal você encontra um acervo que remetem a períodos históricos da cidade, assim como no Museu Conceição.
Visite o Museu Conceição de Itanhaém
O Museu reúne um acervo com várias memórias da cidade de Itanhaém. A construção também já abrigou a Casa da Câmara e a Cadeia Municipal.
Por lá, você pode encontrar exemplares de jornais de época, fotografias, e um importante arquivo sobre a construção da cidade e de seus pontos turísticos. O Museu Conceição de Itanhaém funciona das 9h as 17h, de terça-feira a sexta-feira. O valor da entrada é de R$ 2,00 por pessoa.
Quais as melhores praias de Itanháem?
E como não poderia deixar de ser, as praias de Itanhaém ganham destaque, sendo muito procuradas durante o período de verão. Quer conhecer quais as melhores praias de Itanhaém?
Praia do Sonho
É na Praia do Sonho que está localizada a famosa pedra Cama de Anchieta. A sua orla é rodeada de rochas, que deixam o visual ainda mais charmoso.
É uma das praias mais conhecidas da cidade, possuindo cerca de 800 metros de extensão, com areias claras e finas. Já o seu mar mar possui ondas fortes que se encontram com as pedras.
Praia da Saudade
Ótima para quem quer um lugar mais tranquilo e em contato com a natureza. Não possui muitas ondas, o que é ótimo para quem quer curtir um pouco o mar.
A praia fica no encontro do mar com o Rio Itanháem, sendo muito procurada para a prática da pesca. O seu acesso é feito por meio de trilha com entrada pela Rua Sebastião das Dores, na Prainha.
Praia dos Pescadores (Prainha)
Também conhecida como Prainha, a Praia dos Pescadores é um ponto turístico muito importante, já que suas areias foram utilizadas como cenário para a primeira versão da novela Mulheres de Areia.
Inclusive, no local, há um monumento esculpido pelo ator Serafim Gonzalez, que participou da novela. O local possui ondas fortes, o que a torna muito atrativa para surfistas.
Praia da Gaivota
Um local tranquilo e longe do agito das praias mais urbanas da cidade, já que fica quase na divisa com a cidade de Peruíbe. Conta com vários quiosques e lanchonetes próximos, sendo um ótimo lugar para passar uma tarde tranquila com a família e os amigos.
Só é preciso tomar um pouco de cuidado com as crianças no mar, pois possui ondas um pouco fortes.




