Todos os dias, por toda a cidade de São Paulo, vemos o transporte coletivo indo e vindo, usando ou não, todos esses ônibus e metrôs, todos sabemos, eles são parte vital da cidade, e nos levam para todos os cantos.
Não é possível imaginar a cidade de São Paulo sem o transporte coletivo, ele é parte essencial do dia a dia, vital para grande parte das pessoas que moram ou passam por aqui, e já é assim há muito tempo.
Por isso, em 1985, Gaetano Ferrola, um ex-funcionário da Companhia Municipal de Transportes Coletivos, a CMTC, teve a iniciativa de criar o Museu dos Transportes de São Paulo, um espaço aberto ao público, gratuitamente, até os dias de hoje.
O Museu dos Transportes de São Paulo tem a missão de nos mostrar a história do transporte público da cidade, com alguns veículos, fotos e livros que nos mostram a trajetória da cidade, as mudanças pelas quais os carros do transporte passaram, misturadas ao crescimento e ao pleno desenvolvimento da cidade.
Há pouco mais de 145 anos, o transporte ainda não era motorizado, a tração era animal, não havia portas, e os veículos eram ainda feitos de madeira. São preciosidades assim que vemos expostas no Museu dos Transporte.
A principal peça do acervo do Museu dos Transportes, é justamente um Bonde de Tração Animal, com alguns restauros em sua madeira, é um tipo de veículo utilizado pelos paulistanos de 1872 a 1900. É possível também conhecer um bonde de areia, que tinha por missão, literalmente jogar areia nos trilhos, para que os bondes não derrapassem nos anos 1920.
Um dos mais observados por todo mundo que passa pelo museu, é o Ônibus Double Decker, que tem dois andares, ele entrou em circulação em 1987, e tinha como intuito levar mais pessoas em cada viagem.
O último bonde elétrico a circular por São Paulo também está lá no museu, o Bonde Fechado, tipo Centex, esse tipo de veículo circulou pela cidade de 1947 até 1967, era bastante durável e tinha tecnologia de ponta para sua época.
Além disso, há também móveis e muitos documentos históricos para ver, além de das mais de 1.500 fotos, que contam muito sobre a história da evolução dos transportes públicos, e também sobre a história da própria cidade de São Paulo, em belas fotografias.
A entrada é gratuita, e vale a pena conhecer mais sobre história da cidade e dos transportes públicos.
Serviço:
Endereço: Avenida Cruzeiro do Sul, 780 – Canindé
Telefone: 11 3315-8884
Horários: de terça a domingo, das 9h às 17h.
Site: www.sptrans.com.br/museu
Me lembro quando tinha mais ou menos um 6 anos de idade, minha avó me levou de bonde do bairro da Penha em SP, até o Jabaquara, onde meu pai fazia todos os domingos sua feira como feirante.