CULTURACURIOSIDADESSP ANTIGO & MODERNO

O Museu do Transporte Coletivo de São Paulo!

Todos os dias, por toda a cidade de São Paulo, vemos o transporte coletivo indo e vindo, usando ou não, todos esses ônibus e metrôs, todos sabemos, eles são parte vital da cidade, e nos levam para todos os cantos.

Museu do Transporte Público Gaetano Ferolla 02 - O Museu do Transporte Coletivo de São Paulo!
Foto via Wikipedia

Não é possível imaginar a cidade de São Paulo sem o transporte coletivo, ele é parte essencial do dia a dia, vital para grande parte das pessoas que moram ou passam por aqui, e já é assim há muito tempo.

Museu do Transporte Público Gaetano Ferolla 05 - O Museu do Transporte Coletivo de São Paulo!
Foto via Wikipedia

Por isso, em 1985, Gaetano Ferrola, um ex-funcionário da Companhia Municipal de Transportes Coletivos, a CMTC, teve a iniciativa de criar o Museu dos Transportes de São Paulo, um espaço aberto ao público, gratuitamente, até os dias de hoje.

guia da folha - O Museu do Transporte Coletivo de São Paulo!
Foto via Guia da Folha

O Museu dos Transportes de São Paulo tem a missão de nos mostrar a história do transporte público da cidade, com alguns veículos, fotos e livros que nos mostram a trajetória da cidade, as mudanças pelas quais os carros do transporte passaram, misturadas ao crescimento e ao pleno desenvolvimento da cidade.

turismo cultura mix - O Museu do Transporte Coletivo de São Paulo!
Foto via Turismo Cultura Mix

Há pouco mais de 145 anos, o transporte ainda não era motorizado, a tração era animal, não havia portas, e os veículos eram ainda feitos de madeira. São preciosidades assim que vemos expostas no Museu dos Transporte.

guia da semana 1 - O Museu do Transporte Coletivo de São Paulo!
Foto via Guia da Semana

A principal peça do acervo do Museu dos Transportes, é justamente um Bonde de Tração Animal, com alguns restauros em sua madeira, é um tipo de veículo utilizado pelos paulistanos de 1872 a 1900. É possível também conhecer um bonde de areia, que tinha por missão, literalmente jogar areia nos trilhos, para que os bondes não derrapassem nos anos 1920.

jornal sp zona sul - O Museu do Transporte Coletivo de São Paulo!
Foto via Jornal São Paulo Zona Sul

Um dos mais observados por todo mundo que passa pelo museu, é o Ônibus Double Decker, que tem dois andares, ele entrou em circulação em 1987, e tinha como intuito levar mais pessoas em cada viagem.

wiki - O Museu do Transporte Coletivo de São Paulo!
Foto via Wikipedia

O último bonde elétrico a circular por São Paulo também está lá no museu, o Bonde Fechado, tipo Centex, esse tipo de veículo circulou pela cidade de 1947 até 1967, era bastante durável e tinha tecnologia de ponta para sua época.

revisra eletronica madrugueiros - O Museu do Transporte Coletivo de São Paulo!
Foto via Revista Eletrônica Madrugueiro´s

Além disso, há também móveis e muitos documentos históricos para ver, além de das mais de 1.500 fotos, que contam muito sobre a história da evolução dos transportes públicos, e também sobre a história da própria cidade de São Paulo, em belas fotografias.

onibus brasil - O Museu do Transporte Coletivo de São Paulo!
Foto via Ônibus Brasil

A entrada é gratuita, e vale a pena conhecer mais sobre história da cidade e dos transportes públicos.

Serviço:
Endereço: Avenida Cruzeiro do Sul, 780 – Canindé
Telefone: 11 3315-8884
Horários: de terça a domingo, das 9h às 17h.
Site: www.sptrans.com.br/museu

Compartilhe!
Redação SP City
Um projeto que tem a cara de São Paulo :)

Deixe uma resposta