DICAS

Conheça o Parque Lina e Paulo Raia

O Parque Lina e Paulo Raia fica localizado na Vila Guarani, Distrito de Jabaquara, na Zona Sul da Capital e foi inaugurado em 1981. Possui por volta de 15.700 m² de área, pista para caminhadas, bicicletário, áreas de estar, quiosques, playgrounds, viveiro de mudas, aparelhos de ginástica de baixo impacto, comedouro para pássaros e sanitários.              O parque foi idealizado na década de 1970 como parte integrante do Projeto CURA – Comunidades Urbanas de Recuperação Acelerada, da Empresa Municipal de Urbanização (EMURB), que procurava um desenvolvimento global da área por meio da associação entre o setor público e a iniciativa privada. Atualmente o parque abriga a Escola Municipal de Iniciação Artística, a única escola de artes de São Paulo a trabalhar com a integração das linguagens artísticas que atende crianças de 5 a 12 anos. Os professores são artistas atuantes que, por meio da escola, adquirem experiência pedagógica.

areas verdes das cidades - Conheça o Parque Lina e Paulo Raia

Flora

A vegetação é composta por bosque heterogêneo e remanescente de chácara. Destacam-se aguaí-vermelho, araribá-rosa, cedro, copaíba, embaúba-branca, falsa-seringueira, guaxupita, jabuticabeira, jerivá, paineira, quaresmeira, sibipiruna e tapiá-guaçu. Foram registradas 125 espécies, das quais a copaíba e o pinheiro-do-paraná estão ameaçados.

areasverdesdascidades 6 - Conheça o Parque Lina e Paulo Raia

Fauna

No levantamento que foi feito da fauna do parque constam 34 espécies, sendo nove de borboletas, uma de réptil, popularmente conhecida como cobra-de-duas-cabeças, além de 24 espécies de aves. Dentre elas: gavião-carijó, coruja-orelhuda, beija-flor-tesoura, periquito-rico, bem-te-vizinho-de-penacho-vermelho, saí-canário, cambacica, sanhaçus e sabiás. Nos meses de agosto a janeiro, pode-se observar tico-ticos alimentando filhotes de chopim, que destoam significativamente em cor e tamanho de seus pais adotivos.

depositosantamariah blogspot com - Conheça o Parque Lina e Paulo Raia

Não há restrições para animais domésticos, desde que os cães estejam em guias e focinheiras, estas para os mais bravos. Andar de bicicleta, skates e semelhantes é proibido no parque. É um passeio super agradável para toda a família se divertir.

folha uol - Conheça o Parque Lina e Paulo Raiaareas verdes das cidades 5 - Conheça o Parque Lina e Paulo Raiaareas verdes das cidades 4 - Conheça o Parque Lina e Paulo Raiaareas verdes das cidades 3 - Conheça o Parque Lina e Paulo Raiaareas verdes das cidades 2 - Conheça o Parque Lina e Paulo Raia

Parque Lina e Paulo Raia
Horário de Funcionamento: Das 7h às 18h
Endereço: Rua Volkswagen, s/n – Parque Jabaquara – São Paulo
Telefone: (11) 5017 6522
Mais informações

Compartilhe!
Sheilla Leal
the authorSheilla Leal
Natural do Estado do Rio de Janeiro, formada em Direito, que ama viajar, conhecer novos lugares e pessoas. Apaixonada por filmes e séries, com uma grande admiração pelo universo geek. Adora animais e principalmente os felinos. Conheceu São Paulo há 10 anos atrás e gostou muito daqui. Hoje mora no ABCD paulista em Diadema. É Paulista de coração e visita a capital paulistana com frequência, pois ama a terra da garoa.

4 Comentários

Deixe uma resposta