CULTURADICASGASTRONOMIALUGARES SECRETOS

Uma Mercearia com mais de 120 anos, São Paulo tem!

Carregar o título de primeiro estabelecimento comercial declarado patrimônio imaterial da cidade de São Paulo não é para qualquer lugar, é só para uma mercearia muito tradicional, no coração da cidade, e que todo mundo tem que visitar.

casa antiga ind - Uma Mercearia com mais de 120 anos, São Paulo tem!

Estamos falando da Casa Godinho, criada por um imigrante português, o senhor José Maria Godinho, no ano de 1888 e estabelecida na praça da Sé. Em 1924 a mercearia se mudou para o prédio mais antigo de São Paulo, o Edifício Sampaio Moreira, também patrimônio histórico tombado, e lá está até hoje.

edificio sampaio moreira wiki - Uma Mercearia com mais de 120 anos, São Paulo tem!
Edifício Sampaio Moreira

A Casa Godinho preserva suas prateleiras de imbuia do século XIX, que confere um cheirinho de madeira especial para a loja, o piso de ladrilho hidráulico, agora já desgastado, mas ainda belíssimo, nos dá ares de nostalgia. Uma balança de prata para pesar frutas secas e frios também é vista ainda.

viagem e turismo - Uma Mercearia com mais de 120 anos, São Paulo tem!

Temperos vendidos a granel, com variações que só se encontra em casas onde qualidade e diversidade são fundamentais estão disponíveis, e os produtos ainda são embrulhados em papel, como antigamente.

guia da semana - Uma Mercearia com mais de 120 anos, São Paulo tem!

Pela Casa Godinho passaram figuras históricas de nosso país, Assis Chateubriant, Adhemar de Barros, José Ermínio de Moraes e Jânio Quadros, sabidamente faziam compras por lá quando estavam em São Paulo.

kekanto 4 - Uma Mercearia com mais de 120 anos, São Paulo tem!

O bacalhau é um item famoso à venda na Casa Godinho desde muito tempo, o autêntico bacalhau norueguês é sempre encontrado por lá. Também encontramos muitos outros itens dentre secos e molhados, os lanches são deliciosos, e há opção de comprar salgadinhos para festa.

casa godinho - Uma Mercearia com mais de 120 anos, São Paulo tem!

A empada merece destaque, eleita a melhor da cidade pela revista Veja São Paulo, tem a massa quebradiça e o topo dourado, como deve ser uma empada de qualidade, sobre o recheio, há várias opções, os tradicionais, de frango ou palmito levam molho bechamel, o que dá sabor e cremosidade únicos.

lugarzinho - Uma Mercearia com mais de 120 anos, São Paulo tem!

Visitar a Casa Godinho é vivenciar parte da história da cidade de São Paulo, poder ver e até mesmo sentir cheiros que nos levam ao passado é por si só, um passeio divertido e cultural, mas, além disso, pode-se saborear ótimas empadas, lanches e doces e ainda levar itens de qualidade para casa!

casa godinho2 - Uma Mercearia com mais de 120 anos, São Paulo tem!

Serviço:
Endereço: Rua Líbero Badaró, 340
Telefone: 11 3104-1520
www.casagodinho.com.br

Conheça mais curiosidades paulistanas aqui.

Compartilhe!
Redação SP City
Um projeto que tem a cara de São Paulo :)

82 Comentários

Deixe uma resposta