CULTURACURIOSIDADESDICASSP ANTIGO & MODERNO

A Primeira Escola Normal de São Paulo!

Um dos mais importantes marcos republicanos do estado de São Paulo, foi sem dúvida, a construção de sua primeira escola normal. Um prédio suntuoso, projetado por Ramos de Azevedo, de pé até hoje, foi a casa desta escola.

sec educacao sp - A Primeira Escola Normal de São Paulo!
Foto de Daniel Guimarães

O ano era 1984, o projeto, de um dos mais famosos arquitetos do país, tido como genial até os dias de hoje, ninguém menos que Ramos de Azevedo, e ideia, ter aqui, na cidade de São Paulo, uma escola, para formar nossos cidadãos.

acervo estadao - A Primeira Escola Normal de São Paulo!
Foto via Acervo Estadão

Essa é a história do edifício Caetano de Campos, pensado desde o início para ser um símbolo da educação do estado. E assim o foi, por muitos e muitos anos, tendo alguns nomes bastante famosos como alunos, como Oswald de Andrade, Sérgio Buarque de Holanda e Cecília Meirelles.

portal aprendiz - A Primeira Escola Normal de São Paulo!
Foto via Portal Aprendiz

O projeto original tinha dois andares, porém, na década de 1930, o terceiro foi incorporado, para que se tornasse a casa da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de São Paulo. São 86 metros de largura e 37 de profundidade, e 225 janelas.

escola caetano e campos 300x120 - A Primeira Escola Normal de São Paulo!
Escola Caetano de Campos

Na década de 1970, quase perdemos este prédio que é um importante marco na cidade, o projeto da linha vermelha do metrô de São Paulo, passava exatamente embaixo dele, e, portanto, seria necessário removê-los. Após alguns protestos da população, o projeto foi alterado e o prédio permanece intacto.

sec edu - A Primeira Escola Normal de São Paulo!
Foto via Secretaria de Educação de São Paulo

Porém, o edifício Caetano de Campos, há muito já não é mais uma escola. Em 1975, o então secretário de educação, José Bonifácio Coutinho Nogueira passou a alterar profundamente o funcionamento da escola, até que a escola não sobreviveu aos interesses governamentais, perdeu autonomia e acabou divida em outras duas unidades.

pinterest7 - A Primeira Escola Normal de São Paulo!
Foto via Pinterest

Antes, a escola se misturava com a praça, e a praça com a escola, o ambiente era diferente. Outro fator que confere muita importância a Escola Caetano de Campos, é que no começo do século XX, professores que saiam desta escola, iam para outras regiões e fundavam novas escolas, cursos preparatórios para docentes e até escolas particulares.

veja - A Primeira Escola Normal de São Paulo!
Foto via Veja São Paulo

Como podemos perceber, a Escola Caetano de Campos, levava a educação realmente a sério, além de ficar em um belíssimo prédio, que tem muitas histórias para nos contar.

design p escritorio - A Primeira Escola Normal de São Paulo!
Foto via Design para Escritório

Depois de tudo isso, mesmo com o fechamento da escola, o prédio segue com sua importância histórica e arquitetônica, e por isso, foi tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico Artístico Arqueológico e Turístico do Estado de São Paulo (CONDEPHAAT), e pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo (CONPREST).

wiki - A Primeira Escola Normal de São Paulo!
Foto via Wikipedia

No ano de 1979 o edifício passou por reformas e restaurações e desde dentão, abriga a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. Por ser um órgão público, segue aberto, e todos nós, podemos passar por lá e admirá-lo!

Serviço:
Endereço:  Praça da República, 53

Compartilhe!
Redação SP City
Um projeto que tem a cara de São Paulo :)

Deixe uma resposta