Quem não gosta de conhecer lugares novos, e lugares novos esculpidos a centena ou milhares de anos pela natureza? Pelo estado de São Paulo há diversas opções para turismo ecológico, incluindo a visitação em algumas cavernas.
Quem ainda não se aventurou pelo turismo ecológico aqui pelo estado de São Paulo ainda não conheceu lugares magníficos, tem muita coisa legal para ver sem precisar ir para muito longe de casa, acredite.
Pelo interior e também pelo litoral do estado há muitos espaços preservados, grande parte deles, mantém-se através de Parques, sejam eles municipais, estaduais ou federais. Espaços que são mantidos pelo governo e que podem ter parcerias com iniciativas privadas, ou do terceiro setor, como as ONG, para que sua preservação seja mantida e também estudos sejam realizados.
É através destes parques de preservação que muitas pesquisas tornam-se viáveis, e que a preservação ambiental efetivamente acontece, já que se passa a ter controle sobre o acesso e não é permitido desmatar, retirar água de seus rios, dentre outras especificidades. Com isso, temos muita natureza para explorar por perto de casa.
Hoje, apresentamos 2 cavernas lindíssimas aqui no estado de São Paulo, se você ainda não as conhece, comece a fazer planos, pois ambas valem demais a visita.
Gruta do Morro Preto:
A gruta do Morro Preto fica dentro da reserva conhecida como PETAR, o Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira, que fica ao sul do estado de São Paulo e tem muitas atrações. A Caverna fica no núcleo Santana do Petar e tem acesso super fácil.
A trilha começa no estacionamento e vai em direção do Rio Bethary, cruzando uma ponte de madeira por sobre o rio, há uma pequena subida de aproximadamente 200 metros que dá acesso a entrada da caverna.
O pórtico é lindo, tem aproximadamente uns 10 metros de largura por 15 metros de altura, escadas de madeira foram instaladas na Caverna para facilitar o acesso das pessoas, há poucos salões abertos, há alguns anos houve um desabamento e então, parte do caminho foi fechado por medidas de segurança, mas, fique tranquilo, o que está aberto pode ser visitado sem medo algum.
Estudos científicos comprovam que a Gruta do Morro Preto já foi abrigo de povos antepassados, o que torna a visita ainda mais interessante. Também é possível tomar um gostoso banho de rio, no Rio Berthany.
Serviço:
Endereço: Rodovia SP-165, Km 156, s/n – Zona Rural
Site: http://www.petar.com.br/morropreto.html
Caverna do Diabo:
A Caverna do Diabo fica no município de Eldorado, dentro do Parque Estadual Caverna do Diabo, talvez essa seja uma das mais famosas e visitadas cavernas aqui do estado de São Paulo.
Com uma formação belíssima, que alguns dizem lembrar a arquitetura de igrejas do período barroco, são conhecidos aproximadamente 6.500 metros de sua extensão, dos quais, apenas 700 metros são abertos à visitação com escadas, passarelas e pontes, tudo para permitir uma visita tranquila e segura.
Esta é uma das mais belas cavernas brasileiras, e a maior conhecida do estado de São Paulo com espeleotemas gigantes que impressionam os visitantes com sua beleza. O parque de conservação preserva muito mais que a caverna, que tem toda a infra estrutura para receber seus visitantes.
Criado em 1969, ele é a segunda maior unidade de conservação do estado de São Paulo, e abriga importantes fragmentos de Mata Atlântica e seus ecossistemas. A Caverna do Diabo é linda, e vale muito a pena conhecer seus imensos salões internos.
Serviço:
Endereço: Rodovia SP-165, Km 111, s/n – André Lopes, Eldorado
Site: http://www.cavernadodiabo.com.br
Para quem deseja entrar para o mundo do turismo ecológico e de aventura, aqui vai uma dica valiosa no quesito cavernas, nunca coloque suas mãos ou pés em espaços preservados de uma caverna, a oleosidade e outros componentes de nossa pele causa danos irreversíveis aos ecossistemas desenvolvidos e em desenvolvimento, pode interferir e até mesmo interromper por completo a formação de estalactites e estalagmites.
Conhecer uma caverna é incrível, um passeio de observação e de muitas fotos lindas para lembrar para sempre de um lugar tão especial.