CURIOSIDADES

Conheça o significado dos monumentos de SP

Espalhados por toda a cidade e atraindo milhares de turistas, as estátuas e monumentos de São Paulo são indícios de que muita história foi escrita por aqui. Não é atoa que nos tornamos uma cidade tão populosa, desenvolvida e diversificada. Afinal, no passado, muitos daqueles que chegaram ao Brasil com alto poder aquisitivo decidiram investir no que viria a se tornar um centro industrial e cultural, reconhecido por todo o mundo. Mas você sabe quem são essas pessoas? Muitas delas foram homenageadas com grandes monumentos representando suas conquistas. Entenda os significados de alguns monumentos e estátuas de São Paulo.

monumentos1 - Conheça o significado dos monumentos de SP

Monumento Ramos de Azevedo
Uma das mais bonitas e maiores obras de arte a céu aberto da cidade, o monumento é um complexo de estátuas e esculturas, localizada na praça de mesmo nome. Ele foi construído graças a um concurso realizado entre a população para escolher o que haveria no próximo ponto turístico da capital paulista. Inicialmente, ele foi inaugurado na avenida Tiradentes, em frente à Pinacoteca, em 1934, mas foi transferido para Cidade Universitária e reinaugurado em 73 devido à obras.
Por isso, é importante ressaltar que o monumento não é uma homenagem a Ramos de Azevedo, famoso arquiteto brasileiro, mas tem esse nome graças a sua nova localização. O autor da obra é na verdade Galileo Emendabili.

Obelisco do Ibirapuera
Que é oficialmente chamado de Obelisco Mausoléu aos Heróis. Mas que heróis? Trata-se de um projeto também do escultor Galileo Emendabili tombado pelos conselhos municipal e estadual. Para os desavisados, mausoléu significa que este é um monumento funerário. Ou seja, guarda corpos, que no caso são de alguns estudantes mortos durante a Revolução de 32 e ex-combatentes brasileiros. No loca, há cenas bíblicas e passagens da história paulista para homenageá-los.

Monumentos2 - Conheça o significado dos monumentos de SP

Essa matéria serve de reflexão para sabermos um pouco mais sobre onde vivemos e perceber que é necessário conhecer o passado para entender o mundo onde vivemos. Sabe de mais algum significado “desconhecido” de um local de São Paulo? Deixe um comentário e compartilhe seu conhecimento.

Compartilhe!
Redação SP City
Um projeto que tem a cara de São Paulo :)

3 Comentários

  • Desrespeitosa a menção ao Obelisco. O Obelisco é a maior homenagem aos HERÓIS da Revolução Constitucionalista de 1932. Lá estão os corpos de Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo, os heróis do MMDC. Além deles estão soldados PAULISTAS que lutaram contra a DITADURA de Getúlio Vargas, dando suas vidas para que o Brasil tivesse uma Constituição válida. Façam o devido reparo, pois a página informa mal e parece ser direcionadora de opinião. Vergonhoso o que vocês fizeram!

  • Junto-me ao João, a expressão ‘alguns estudantes’ torna a informação incompleta e soa como desdém.
    A citação de outro texto em uma resposta aos comentários não readequa o texto principal.
    Ali também repousam os restos de soldados constitucionalistas tombados durante a revolução de 1932 e após a mesma.
    O Monumento é especificamente em homenagem aos heróis constitucionalistas da revolução de 1932, assim como as avenidas Nove de Julho e Vinte e Três de Maio também a homenageiam. Também não é por acaso que essa última finda no Obelisco.
    Com tudo quero apenas dizer que mais esmero com as palavras e precisão na informação é possível.

Deixe uma resposta