São Paulo tem sim montes de restaurantes italianos, desde a formação da cidade a comunidade italiana é grande por aqui, e ter gastronomia que represente e acalente toda essa gente é natural. Alguns desses lugares são mais que especiais, como o Piccolo.
O Piccolo é o irmão mais novo do Piú, um super consagrado restaurante da cidade que sempre tem fila na porta. Porém, o Piccolo não deixa nada a desejar ao irmão mais velho, pelo contrário, para provar seu valor ganhou até prêmio do Guia Michelin em 2018.
Bib Gourmand é a categoria em que o Piccolo foi premiado pela Michelin, nessa categoria ganham destaque os melhores restaurantes a preço justo. Figuram nessa lista junto com o Piccolo, o Bio de Alex Atala e Raul Godoy, o Fitó de Cafira Foz e o Petí Panamericana, de Victor Dimitrow.
Comandado por Marcelo Laskani e Marcelo Milani, o Piccolo tem um cardápio dinâmico, acessível e autoral. A cozinha é italiana claro, com toques e algumas influências de ingredientes regionais. A qualidade de cada ingrediente, de cada prato impressiona, especialmente quando sabemos que o item mais caro do cardápio custa R$ 74,00.
Outro grande diferencial do Piccolo é ter a sua própria câmara refrigerada para maturar a seco as carnes servidas por lá, a técnica é a dry age, e traz para a casa autenticidade, criatividade e dá ao chef o poder da escolha do ponto de maturação de cada carne, para a composição perfeita de cada prato.
Um dos melhores pratos da casa é o bife de costela com tartar de cogumelos e salada de folhas. Os bolinhos de cogumelos servidos em crosta de cogumelo e parmesão com emulsão de soro de parmesão é uma das coisas que você vai comer e se lembrar para sempre, tamanha a delícia, a suavidade e a criatividade no sabor.
Todo o cardápio do Piccolo é feito a base da tríade da gastronomia italiana, massa, carne e peixe, portanto, não vá até lá esperando encontrar uma carta de risotos. Para os amantes de massa, são muitas opções deliciosas, talvez, uma das mais pedidas seja o spagetthi fresco ala chitarra com camarão, cogumelo e alcachofra.
O capellini com bouillabaisse e vieiras é outro desses pratos que temos que provar. Dentre as sobremesas, bolo e biscoito de chocolate, creme, toffe e sorbet de banana é dessas que dá vontade de voltar no Piccolo e comer de novo. O creme de goiaba com sorvete de coco e crocante de coco queimado é lindo, não muito doce, equilibrado e muito saboroso.
Para quem preferir, o Piccolo abre no almoço com prato executivo, na média R$ 48,00 por pessoa contemplam entrada, prato principal e sobremesa, mesmo não tendo todas as opções do cardápio da noite, vale demais a pena para conhecer e provar um prato feito com muita técnica, capricho e sabor por um precinho ainda melhor!
Serviço:
Endereço: Rua dos Pinheiros, 266
Telefone: 11 3213-8449
Site: www.piurestaurante.com.br