CULTURACURIOSIDADESDICASGASTRONOMIA

Natureza e produção artesanal de queijos, aqui no interior de São Paulo

O interior do estado de São Paulo rende deliciosos passeios, cidadezinhas perfeitas para um bate e volta, ou para um final de semana se espalham por todos os lados. Numa delas, fica a Fazenda Atalaia, com muita natureza e produção artesanal de queijos premiados!

milk point - Natureza e produção artesanal de queijos, aqui no interior de São Paulo

A Fazenda Atalaia fica no município de Amparo, distante apenas 139 quilômetros da capital, ou seja, da para fazer um bate e volta, ou passar o final de semana na cidade, que também vale muito a pena para quem gosta de natureza e desse clima gostoso de interior.

uol economia a - Natureza e produção artesanal de queijos, aqui no interior de São Paulo

Contando um pouco da história da Fazenda Atalaia, ela foi construída durante o Ciclo do Café, o Ouro Negro de São Paulo, então, tem por volta de 130 anos. A sede da fazenda, o terreiro e a colônia são todos em estilo colonial brasileiro, seguindo até hoje o projeto original da criação da Fazenda.

uol economia - Natureza e produção artesanal de queijos, aqui no interior de São Paulo

Então, já podemos dizer que só pela arquitetura, já vale a visita! Mas, para além disso, há alguns anos, foi iniciada a produção de alimentos artesanais de excelência, especialmente queijos, que são os produtos mais famosos da Fazenda Atalaia.

trip a 1 - Natureza e produção artesanal de queijos, aqui no interior de São Paulo

Há uma gama de queijos para escolher, incluindo o Tulha, vencedor da medalha de ouro no World Cheese Awards, realizado em San Sebastian na Espanha. Em 2014, o Canastra também havia ganhado um prêmio na França. Isso nos mostra o alto nível de qualidade dos produtos.

download 1 - Natureza e produção artesanal de queijos, aqui no interior de São Paulo

Falando dos queijos, há várias opções para saborear por lá e levar para casa, dentre os maturados, há o Trilha produzido a base de leite de cabra, maturado por três meses, tem paladar muito delicado e massa levemente densa e compacta, o Taipa é a base de leite de vaca pasteurizado, com massa lavada e mais cremoso.

atalaia 1 - Natureza e produção artesanal de queijos, aqui no interior de São Paulo

O Tulha, brasileiríssimo, ganhador da primeira medalha de outro em uma premiação internacional, tem a massa quebradiça e sabor levemente salgado, com um toque adocicado e leve aroma de café, é desses que precisa ser experimentado.

d335c6c16d5ed21a44ab4d847cbebe89 - Natureza e produção artesanal de queijos, aqui no interior de São Paulo

O Figueira é feito em formas de 5 quilos e tem corante natural de urucum, é maturado por 5 meses, tem fermentação leve e textura cremosa, o Provolone é desses bem delicados, defumado e levemente picante é muito diferente de outros do mesmo estilo, o Mogiana é perfeito para derreter, super aromático com cremosidade leve e acidez acentuada, o Mantiqueira é muito versátil e fácil de agradar a todos os paladares, tem cremosidade média e é produzido com leite de vacas holandesas, e o Mantiqueira com Alecrim segue a mesma linha, porém é coberto com uma generosa e cheirosa camada de alecrim.

Mantiqueira com alecrim 2 1024x682 - Natureza e produção artesanal de queijos, aqui no interior de São Paulo

Além desses, ainda há os queijos frescos, a Ricota Atalaia que tem um leve sabor adocicado, o Queijo Padrão, com baixo teor de sal e massa firme e o Frescal, bem macio, também com baixo teor de sal pouco calórico, perfeito para acompanhar refeições leves.

trip 3 - Natureza e produção artesanal de queijos, aqui no interior de São Paulo

A Fazenda Atalaia faz muito mais além dos deliciosos queijos, por lá também encontramos laticínios, como a manteiga Atalaia, iogurtes, doces de leite, pães doces e salgados em versões integrais e não integrais, bolachas amanteigadas e bolos caseiros.

meu findi - Natureza e produção artesanal de queijos, aqui no interior de São Paulo

Para tornar tudo fácil, a Fazenda Atalaia fica aberta todos os dias da semana e finais de semana, incluindo feriados das 08h00 as 17h00 e a entrada é gratuita, é possível provar e comprar todos os produtos por lá.

trip 0 - Natureza e produção artesanal de queijos, aqui no interior de São Paulo

Há também opção para visitas guiadas, que acontece aos finais de semana as 10h e as 15h e são pagas. Todo o roteiro é feito na companhia de um historiador e passa por várias construções da Fazenda, aborda a arquitetura histórica da região, que está em processo de restauro e também da produção do queijo Tulha.

gastrovia - Natureza e produção artesanal de queijos, aqui no interior de São Paulo

Além da visita guiada, há possibilidade de agendamento de visitas técnicas, para quem tem maior interesse em conhecer o processo da produção dos alimentos artesanais.

dialogos comestiveis 1024x683 - Natureza e produção artesanal de queijos, aqui no interior de São Paulo

Aos finais de semana, há café da manhã das 09h00a s 12h00, com todos os produtos da Fazenda Atalaia, é certamente um dos momentos mais cheirosos e saborosos para visitar e se deliciar com os produtos da Fazenda Atalaia.

dialogos comestiveis 0 1024x683 - Natureza e produção artesanal de queijos, aqui no interior de São Paulo

Em alguns pontos de São Paulo, como o Mercado de Pinheiros é possível encontrar os queijos da Fazenda Atalaia, então, já dá para começar a provar!

Serviço:

Endereço: Rodovia SP 352, Km 137,3 – Amparo

Site: https://www.facebook.com/fazendaatalaia

Compartilhe!
Redação SP City
Um projeto que tem a cara de São Paulo :)

Deixe um comentário