RAPIDINHAS

O fotógrafo oficial do aniversário de SP!

Oca, 1954.

Feriado prolongado e nossa querida cidade faz aniversário de 462 anos. Shows, exposições, festas e muitos tipos de atividades culturais celebram e homenageiam São Paulo. A galera que vive ligada no São Paulo City certamente estará fotografando esses eventos e, é claro, a paisagem urbana da nossa pauliceia. Mas será que algum aniversário da cidade já teve o registro de um grande fotógrafo?

Sim! E não foi um simples fotógrafo, mas um dos maiores. O mestre German Lorca. Para quem acompanha meus artigos, escrevi no texto anterior sobre o Foto Cine Clube Bandeirantes, o primeiro e mais importante clube de fotógrafos da nossa cidade, marco da fotografia moderna no Brasil. Pois bem, German Lorca foi um dos principais membros do FCCB. Ele é certamente o maior fotógrafo brasileiro ainda vivo. Nasceu cem dias após a semana de arte moderna de 1922 e completará 94 anos em maio.

Lorca começou a trabalhar muito cedo, aos onze anos. Estudou para ser contador no Liceu Acadêmico de São Paulo e exerceu essa profissão durante bastante tempo. Junto a isso, ele começou a se interessar pela fotografia. Foi quando seus filhos nasceram que ele sentiu a necessidade de documentar o crescimento deles. Em 1952, quando já tinha produzido muitas obras, fechou seu escritório contábil e passou a se dedicar exclusivamente à fotografia. Ficou conhecido pela geometria rigorosa e o alto contraste entre luz e sombra nas suas imagens. Lorca levou esses preceitos modernistas para o fotojornalismo e a fotografia de publicidade.

Procura de Emprego 1951 500x553 - O fotógrafo oficial do aniversário de SP!
À Procura de Emprego. 1951

Dois anos mais tarde, era janeiro de 1954 e São Paulo estava completando 400 anos. Por se tratar de um aniversário especial, Lorca foi escolhido o fotógrafo oficial para registrar as comemorações do IV centenário da cidade. Muitas coisas bacanas aconteceram naquele ano para contribuir com a comemoração e também para propiciar a Lorca algumas de suas maiores obras de arte. A Catedral da Sé, como a conhecemos hoje, foi inaugurada justamente naquele ano e Lorca tratou de registrar a efervescência da praça naquele dia.

german 4 300x302 - O fotógrafo oficial do aniversário de SP!
Inauguração da catedral da Sé, 1954.

No entanto, foi em outro palco que ele fez talvez a foto mais enigmática de sua carreira. O nosso querido Parque do Ibirapuera também foi inaugurado naquele mesmo ano, especialmente para servir de local das comemorações. Como sabemos, ele só ficou completamente pronto em agosto, mas à época do aniversário da cidade, muitas coisas já estavam construídas e a celebração ocorreu lá. O prédio da Oca serviu de cenário para a memorável imagem do fotógrafo, que está em destaque no artigo.

Lorca trabalhou como fotojornalista para vários lugares, fez muitas fotos para a publicidade e outras tantas sobre o cotidiano da nossa cidade. Você, que está afiando seu celular para capturar os momentos especiais da comemoração dos 462 anos de São Paulo, não deixe de dar uma olhada na criatividade desse grandioso artista paulistano. O fotógrafo oficial do IV centenário.

congonhas 500x366 - O fotógrafo oficial do aniversário de SP!
Aeroporto, 1965.
Compartilhe!
Daniel Foggiato
the authorDaniel Foggiato
Nascido em São Paulo. Graduado em Letras pela PUC-SP e em Educação Artística pelo Instituto de Artes da UNESP. Atuou bastante tempo na área da arte-educação, até começar a trabalhar exclusivamente com a fotografia, a partir de 2012.Atua profissionalmente nos seguintes segmentos de fotografia: still de produto, espetáculos, arquitetura, bebês e social-corporativo. Atende clientes como Walmart, Bourbon Street Music Club, além de agências de publicidade e outros.Cursa atualmente pós-graduação em Fotografia na FAAP, em São Paulo.

9 Comentários

Deixe uma resposta