CURIOSIDADES

Nos passos da história

Foto: Flickr | John Henderson

Dizem que uma das melhores maneiras de se conhecer uma cidade durante uma viagem é simplesmente sair sem rumo, deixando se perder por entre as ruas e explorando cada centímetro que o local tem a oferecer. Mas no caso do centro histórico de São Paulo, você não precisa se perder, ao invés disso, você pode contar com a orientação de um dos diversos serviços de passeios a pé pela região. Seguindo o molde encontrado em muitas grandes cidades do exterior, a maioria deles trabalha com sistema de pague o quanto acha que vale (mesmo que esse valor seja zero), utilizam trajetos com duração média de 2 horas e contam com guias de turismo cadastrados pela Embratur.

carnavalsp caminhada noturna 2 - Nos passos da história
Foto: Portal O Carnaval de São Paulo

A Caminhada Noturna, promovida pelo restaurante vegetariano Apfel, é pioneira nesse segmento na cidade, teve sua primeira edição em setembro de 2005, seus percursos possuem temas e, assim como o Caminhos do Triângulo, um dos poucos com roteiros diários, as informações são passadas em português. O SP Free Walking Tour e o Paseos a pie também se utilizam apenas de um idioma: inglês e espanhol, respectivamente. Já o Giro in Sampa e o Descubra São Paulo a pé possuem a opção de escolha na língua usada pelo guia. Esses últimos quatro projetos utilizam trajetos que passam pelas principais ruas e atrações do Centro, locais que guardam grandes histórias desde os tempos da São Paulo de Piratininga.

Caminhada Noturna

Ponto de encontro: Escadaria em frente ao Theatro Municipal

Toda quinta-feira às 20h

Caminhos do Triângulo

Ponto de encontro: Sede da Aliança pelo Centro Histórico de São Paulo – Rua da Quitanda, 80

Todos os dias às 10h e às 14h

SP Free Walking Tour

Ponto de encontro: Praça da República ao lado da Central de Informação Turística

Toda segunda-feira, quarta-feira e sábado às 11h30

*possui roteiro pela Paulista tb

Paseos a Pie

Ponto de encontro: Praça da Liberdade em frente ao Bradesco

Toda quarta-feira às 14h, todo sábado 10h30

Giro in Sampa

Ponto de encontro: Praça do Patriarca

Todo último domingo do mês às 10h30

Descubra São Paulo a pé

Ponto de encontro: em frente ao balcão de informações do Shopping Light – Rua Coronel Xavier de Toledo, 23

Todo último sábado do mês às 10h30

Compartilhe!
Mariana Sano
the authorMariana Sano
Turismóloga que é São Paulo até no time de futebol, por muito tempo ajudou turistas a descobrirem as belezas da cidade trabalhando nas centrais de informação turística, e assim pode também conhecer e admirar cada vez mais tudo o que ela tem a oferecer.

Deixe uma resposta