DICAS

Visite o Parque Alfredo Volpi

Localizado no bairro Cidade Jardim, na área nobre da zona sul de São Paulo, o parque foi inaugurado nos anos 1970 com o intuito de se tornar uma área de preservação ambiental. Nessa época, era conhecido como Bosque do Morumbi, mas logo recebeu um novo nome: Alfredo Volpi, em homenagem a um dos maiores pintores da história.

Este parque fica numa área de 142.000 m² e oferece várias trilhas para caminhadas, onde podem ser observadas variadas espécies de animais e plantas. Há ainda três lagos, que ficam em diferentes níveis e são alimentados por uma nascente natural.

O parque concentra pistas de cooper e caminhada, trilha em mata fechada, alguns aparelhos de ginástica e um playground. Essa estrutura possibilita que os visitantes e frequentadores do local possam praticar exercícios, levar a família para passear ou até mesmo fazer um piquenique.

alfredo volpi - Visite o Parque Alfredo Volpi

Há aproximadamente 86 espécies de animais que compõem a fauna do local. São mamíferos, como a preguiças e saguis, e cerca de 70 aves, que incluem cinco espécies de papagaios, garças, o tucano-de-bico-verde, os conhecidos Sabiás, o “Gavião-de-cabeça-cinza” e a “Saíra-viúva”, além de diversas outras. Foram identificadas também 5 espécies diferentes de pica-paus, 2 de martim-pescador e a presença de beija-flores, gaviões e corujas. Além disso, é comum a presença de aves migratórias, como o irerê, a garça-branca e a garça-grande, e também de aves ornamentais como gansos e marrecos, atraídas pelos peixes (carpas e tilápias) que habitam os lagos existentes no parque. Um grupo de tucanos-de-bico-verde, costuma fazer seu ninho em ocos de árvores. Podem ainda ser observados mamíferos, como o bicho preguiça, sagüis com filhotes, caxinguelês e gambás; e répteis como pequenos lagartos e cobras não venenosas (dormideira e falsa coral).

alfredo volpi2 1 - Visite o Parque Alfredo Volpi

Já a flora é composta por espécies remanescentes da Mata Atlântica como o “jequitibá”, “passuaré”, “jerivá”, “guapuruvu”, “pau-jacaré”, “copaíba”, “camboatá”, “cambuci”, “açoita-cavalo”, “samambaiaçu”, “angico”, além de outras, como “tipuana”, “sibipiruna”, “cafeeiro”, “seafórtia” e “pau-brasil”.
Para os visitantes e frequentadores do parque é um privilégio desfrutar de uma área ecológica de tamanha diversidade de fauna e flora, no núcleo da cidade de São Paulo, onde pode-se unir o lazer, uma boa infraestrutura e paisagens de fazer qualquer um refletir em como é bom estar em contato com a natureza, como se estivesse totalmente fora da metrópole”.

O parque Alfredo Volpi é uma excelente opção para quem busca um refúgio em meio à natureza sem sair da metrópole. Um lugar que inspira tranquilidade e diversão para toda a família.

Parque Alfredo Volpi
End.: Rua Eng. Oscar Americano, 480 – Morumbi – zona sul – São Paulo
Horário: das 6h às 18h
Tel.: (11) 3031-7052
Preço: Grátis

Compartilhe!
Sheilla Leal
the authorSheilla Leal
Natural do Estado do Rio de Janeiro, formada em Direito, que ama viajar, conhecer novos lugares e pessoas. Apaixonada por filmes e séries, com uma grande admiração pelo universo geek. Adora animais e principalmente os felinos. Conheceu São Paulo há 10 anos atrás e gostou muito daqui. Hoje mora no ABCD paulista em Diadema. É Paulista de coração e visita a capital paulistana com frequência, pois ama a terra da garoa.

3 Comentários

Deixe um comentário

banner loja