RAPIDINHAS

Mapa Daqui: sinalização colaborativa para sua cidade

Um projeto colaborativo que distribui sinalização dos principais lugares da cidade onde o sinalizador é você mesmo ou qualquer outra pessoa que estiver passando por ali.

 Aqui no São Paulo City você acompanha diversas dicas de lugares pra conhecer e turistar pela capital paulista. E agora você também pode descobrir esses lugares quando estiver caminhando pela cidade.

Com placas de sinalização em formato de lambe-lambe, adesivos, banner ou PVC, o projeto Mapa Daqui convida a própria população a dar as direções dos principais pontos a se conhecer próximos ao lugar onde a pessoa está.

mapadaqui - Mapa Daqui: sinalização colaborativa para sua cidade
Instalando o Mapa Daqui | Fonte: Divulgação

Ele funciona como um Foursquare offline e em uma cidade do tamanho de São Paulo, poder saber que você está muito perto de um museu, parque ou restaurante legais nunca é demais.

O criador do projeto é Lucas Neumann, um estudante de design que depois de uma viagem para Londres se sentiu muito ajudado pelas placas de sinalização espalhadas pela cidade. Por isso, ao voltar pra São Paulo, desenvolveu seu projeto de faculdade baseado em expandir a sinalização dos bairros da cidade de uma forma menos burocrática e mais envolvente.

“Gentilezas urbanas facilitam a vida do pedestre e incentivam a exploração dos bairros e da cidade. Uma delas é a sinalização.” – Lucas Neumann, criador do projeto.

No final, o projeto também se formou na faculdade e acabou indo para as ruas de São Paulo mostrar todo seu potencial de envolver as pessoas ao descobrir lugares que elas não conheciam, mas que sempre estiveram por perto, no caminho de casa ou do trabalho.

Como colaborar com a sinalização do Mapa Daqui

Para participar do projeto, basta entrar no site www.mapadaqui.org e baixar de graça o arquivo com o mapa da rua escolhida.

Daí é só imprimir em casa (se você escolheu o formato lambe-lambe) ou levar em uma gráfica (se você optar pelos adesivos, banner de lona ou placa de PVC) e instalar na rua que você escolheu como ponto de partida para o mapa (pode ser um poste, parede, etc – o importante é estar visível!).

mapadaqui adesivo - Mapa Daqui: sinalização colaborativa para sua cidade
O Mapa Daqui também pode ser um adesivo | Fonte: Divulgação

O mapa contém espaços em branco onde é possível anotar a direção dos principais pontos próximos de onde se está, visualizar um mapa aproximado e outro expandido e também marcar lugares com letras ou números para listá-los em uma tabela ao lado.

A dica de ouro para quem for instalar um mapa é deixar pelo menos um lugar preenchido para estimular e exemplificar para que outras pessoas possam acrescentar suas dicas também.

mapadaqui exemplo - Mapa Daqui: sinalização colaborativa para sua cidade
Como funciona o Mapa Daqui | Fonte: Divulgação

É uma forma bem bacana de ajudar as pessoas a explorarem mais os bairros da cidade de São Paulo, que esconde tantas histórias quanto lugares secretos.

O projeto Mapa Daqui está presente em 14 estados brasileiros e pretende evoluir para disponibilizar kits de mapas para compra on-line (aumentando assim o alcance e a adesão de mais voluntários ao projeto), além de disponibilizar mapas digitais no site que terão a mesma função do impresso: marcar pontos, deixar comentários e até contar as histórias sobre lugares legais da nossa cidade.

Compartilhe!
Julianne Bisognini
Profissional de quase todos os Marketings já inventados, fui conquistada pelo digital. Nele e em tudo que faço, busco sempre contar uma história. A maioria delas são presentes que São Paulo me deu, por isso em troca escrevo para mostrar que nessa cidade tem coisas boas pra todo mundo. Publico aqui o resultado das descobertas mais interessantes, já as outras histórias estão no meu blog pessoal:

3 Comentários

Deixe uma resposta