CURIOSIDADESDICASGASTRONOMIA

Um restaurante e doceria de refugiados Sírios, em São Paulo tem!

Boa parte do mundo recebeu refugiados sírios nos últimos anos, e o Brasil também. São Paulo também recebeu alguns, e dentre eles, 5 decidiram se unir e abrir um restaurante e doceria que tem sabores do outro lado do mundo que encantam nosso paladar.

A casa Damascus fica em Pinheiros e seu nome é uma clara homenagem a capital da Síria, onde Said Mourad, um dos donos da casa, era ortopedista e tinha seu próprio hospital, ele decidiu que deixar tudo para traz e viver a vida era a sua melhor opção.

Damascus é um lugar simples, sem grandes luxos, o português não é o idioma nativo de seus proprietários, mas é possível se comunicar com todos por lá, já que encontramos pessoas muito dispostas a atender, e encantar com seus sabores.

damascus - Um restaurante e doceria de refugiados Sírios, em São Paulo tem!
Foto Divulgação

Encontramos tâmaras, pistache, nozes e damasco em seus recheios de doces árabes, e só por este quesito já valeria muito a pena visitar a Damascus. Tudo é feito por Tarik, que também é refugiado, está na casa dos 20 e poucos anos e já era padeiro na Síria, o que nos garante técnicas diferentes do que conhecemos por aqui.

A Damascus cumpre o seu papel em nos trazer delícias Sírias, em suas vitrines além de doces deliciosos, também encontram-se babaganuche, uma espécie de patê de berinjela, pães, quibes, homus e esfirras, sempre fresquinhos esperando pelos clientes.

damascus2 - Um restaurante e doceria de refugiados Sírios, em São Paulo tem!

Para quem fala um pouco de inglês, é possível conversar mais com os donos do local, já que eles ainda estão aprendendo o nosso idioma. Conversar com eles traz outra parte interessante da Damascus à tona, nos mostra outra cultura, e nos permite olhar e compreender a questão dos refugiados sírios por prismas diferentes, em histórias e vivências contadas por quem realmente vivenciou a situação.

Além de tudo isso, a Damascus agora serve almoço, são opções simples, e muito saborosas.

Vale a pena conhecer a casa e tentar compreender um pouco de sua história, ou ao menos seu delicioso sabor!

Serviço:
Rua Cônego Eugênio Leite, 764 – Pinheiros
Telefone: (11) 3064-5314
Página no Facebook

Conheça mais sobre a gastronomia paulistana aqui.
Compartilhe!
Redação SP City
Um projeto que tem a cara de São Paulo :)

35 Comentários

Deixe uma resposta